Índice
- 1 Qual atitude o professor deve ter ao encontrar um aluno com dificuldades na escrita e leitura?
- 2 Como o ato de criar possibilidades pode auxiliar o aluno com dificuldades de aprendizagem?
- 3 Quais os desafios da alfabetização e letramento?
- 4 Como trabalhar com alunos com dificuldades de leitura?
- 5 Qual o papel do professor perante o aluno com dificuldades de aprendizagem?
- 6 O que você percebe sobre as intervenções para as dificuldades de aprendizagem?
Qual atitude o professor deve ter ao encontrar um aluno com dificuldades na escrita e leitura?
Questionamento: auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre ele. Pesquisas indicam também que a compreensão global da leitura é melhor quando os alunos aprendem a elaborar questões sobre o texto.
Como o ato de criar possibilidades pode auxiliar o aluno com dificuldades de aprendizagem?
De acordo com (Soares, 1998), é fundamental que a escola crie possibilidade para uma constante construção do conhecimento, possibilidades estas que partem desde os diversos caminhos oferecidos para a aprendizagem seja ela consciente ou não, possibilitando que os alunos atuem de forma crítica na sociedade em que vivem.
Como intervir nos problemas de aprendizagem?
A seguir, confira algumas ações que podem ser tomadas para sanar o problema de aprendizagem.
- Observar o comportamento do aluno durante a aula.
- Verificar o desempenho nas atividades e provas.
- Analisar a escrita e a leitura do estudante.
Quais os desafios da alfabetização e letramento?
O sistema educacional brasileiro vive diante do desafio de alfabetizar letrando, e isto faz com que educadores repensem sobre os conceitos de que não basta o aluno aprender ler, é preciso que ele tenha condições de usar a língua em todas as práticas sociais de leitura e escrita.
Como trabalhar com alunos com dificuldades de leitura?
Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura
- Comece cedo.
- Faça da leitura um hábito.
- Brinque de encontrar palavras.
- Atribua tarefas que envolvam a leitura.
- Grave a criança lendo.
- Identifique as maiores dificuldades.
- Ensine a separar as sílabas.
Como professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem?
A primeira forma em que o professor pode ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem é estabelecer um vínculo com os mesmos. A partir do momento em que o professor cria rotinas e atividades interativas com os alunos, cria-se também fortes conexões e uma figura positiva do professor.
Qual o papel do professor perante o aluno com dificuldades de aprendizagem?
O trabalho do professor é ajudar a promover mudanças, intervindo diante das dificuldades que se apresentam durante o processo de aprendizagem, trabalhando com os desequilíbrios e facilitando o aluno a aprender a aprender (SOARES, 2003).
O que você percebe sobre as intervenções para as dificuldades de aprendizagem?
1- Intervenções Pontuais: Quando a classe está fazendo uma atividade em que todos têm autonomia para desenvolvê-la sem a ajuda do professor, este faz uma intervenção com o aluno que está com dificuldades de aprendizagem. Oriento o professor auxiliar para que registre todas as suas ações em sala de aula.