Qual agente causador da piedra branca?

Qual agente causador da piedra branca?

Piedra branca é infecção fúngica crônica da cutícula do pêlo, rara, descrita originalmente por Beigel em 1865. Tem como agente etiológico a levedura Trichosporon beigelii, mas a partir de estudos moleculares foram determinadas seis espécies de Trichosporon: T.

O que causa piedra branca no cabelo?

Piedra branca é uma micose superficial que afeta os pelos causada por espécies de Trichosporon, encontrados no solo, água, vegetais e pelos de animais em todos continentes. Os pelos infectados desenvolvem nódulos brancos e macios, parecidos com caspa, que eventualmente penetram a cutícula deixando o pelo quebradiço.

Como remover piedra branca do cabelo?

O tratamento clássico e mais efetivo para piedra branca é cortar o pelo da área acometida, sendo os antifúngicos tópicos comumente indicados devido a frequente recorrência do quadro. 2 Quando o acometimento se dá em pelos que não sejam os do couro cabeludo, tal tratamento se torna viável e aceito por parte do paciente.

LEIA TAMBÉM:   E permitido usar o simbolo das Olimpiadas?

Como as micoses cutâneas são classificadas?

As micoses podem ser divididas em: – Micoses superficiais: limitadas às camadas mais externas da pele e do cabelo. – Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. – Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia.

Como tratar a piedra branca?

Como tratar piedra branca nos cabelos?

O diagnóstico da piedra branca precisa ser realizado por um médico especialista e o tratamento geralmente é feito com medicamentos tópicos e cremes antifúngicos para deter e controlar a infecção, além da aplicação de xampus específicos e a prescrição de remédios antifúngicos orais.

Como identificar o tipo de micose?

Existem vários tipos de micoses de pele, que podem ser classificadas dependendo da área afetada e do fungo que está na sua origem.

  1. Micose de unha. Clique para ver a imagem nítida.
  2. Candidíase. Clique para ver a imagem nítida.
  3. Pitiríase versicolor.
  4. Pé-de-atleta.
  5. Micose na virilha.
  6. Tinha do couro cabeludo.
  7. Impingem.