Qual a tributacao de micro empresa?

Qual a tributação de micro empresa?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado exclusivo para as pequenas empresas, especialmente as MEs e EPPs, que faturam até 4,8 milhões anuais. O valor de impostos no Simples Nacional é de 9,3\% do faturamento.

Quem pode optar pela tributação com base no Lucro Presumido?

Podem optar pela tributação com base no Lucro Presumido as pessoas jurídicas, não obrigadas à apuração do Lucro Real, cuja receita bruta total no ano-calendário imediatamente anterior tenha sido igual ou inferior a R$ 78 milhões, ou R$ 6,5 milhões multiplicados pelo número de meses de atividade no ano-calendário …

Como é a tributação no Lucro Presumido?

LEIA TAMBÉM:   Qual e a funcao de um sindicato?

O Lucro Presumido é um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro.

Quais as opções de regime tributário para uma microempresa?

São eles:

  1. Lucro Real. Este é o regime de tributação em que dois tributos em especial são levados em conta: o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
  2. Lucro Presumido.
  3. Simples Nacional.

Como calcular o INSS de uma empresa Lucro Presumido?

Lucro Presumido e Lucro Real Para saber o quanto precisa ser pago, é necessário calcular 20\% do INSS + RAT ou FAP, mas dependendo da atividade que a empresa presta, o cálculo pode ser feito considerando a receita bruta.

Qual a legislação atualmente em vigor que rege a tributação pelo Lucro Presumido?

14 da Lei 9.718/98; Lei 12.814/2013). No Lucro Presumido a pessoa jurídica comercial ou civil pagará o imposto à alíquota de 15\% sobre o lucro presumido apurado em conformidade com o Regulamento do Imposto de Renda. Esse item também se aplica a pessoa jurídica que explore atividade rural.

LEIA TAMBÉM:   Qual o nome do medo de sair de casa?

Qual o tributo que recae sobre o faturamento?

Em relação aos tributos que recaem sobre o faturamento, no caso do Lucro Presumido, o PIS e COFINS incidem sobre o faturamento e, na maioria das situações, no Lucro Real também há essa incidência sobre o faturamento.

Quais são os tributos cobrados atualmente?

Entre os principais tributos cobrados atualmente estão o IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, ISS IPI e CPP. Entenda melhor algumas dessas siglas significa e quando se aplicam. 1. Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Quais são os principais impostos cobrados atualmente?

Para a empresa iniciar suas atividades e emitir notas fiscais, é muito importante entender sobre os principais impostos pagos e, dessa forma, manter a regularidade fiscal. Entre os principais tributos cobrados atualmente estão o IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, ISS IPI e CPP.

Quais são os regimes tributários mais adotados?

No Brasil são três os tipos de regime tributário mais adotados: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. No decorrer do artigo vamos falar melhor sobre cada um deles.