Qual a semelhanca entre os cientistas e os pescadores?

Qual a semelhança entre os cientistas e os pescadores?

Você já pensou na semelhança que há entre os cientistas e os pescadores? O pescador está diante das águas do rio. E ele sabe que nas funduras daquelas águas nadam peixes que não são vistos.

Qual a relação que Rubem Alves encontra entre o pescador e o cientista explique uma das comparações que ele realiza na obra?

Esta comparação começa a ser feita quando o texto diz que para colher os resultados do trabalho o pescador tem que lançar sua rede ao mar e puxar para conseguir pegar os peixes, já o cientista tem que jogar a sua rede de palavras, que vem a ser a sua teoria, ao mar de hipóteses e de experimentação para poder receber …

O que defende Rubem Alves?

Rubem Alves foi um dos nomes mais importantes e multifacetados da intelectualidade contemporânea. Além de educador, foi teólogo, escritor, filósofo, psicanalista e pastor presbiteriano. Era um crítico da escola tradicional e defendia uma educação que levasse o estudante a pensar.

Qual o papel da escola Segundo Rubem Alves?

O objetivo da educação não é ensinar coisas, porque as coisas já estão na internet, estão nos livros e estão por todos os lugares”, diz Rubem Alves. O professor deve ensinar a pensar, criar na criança essa curiosidade. “Para mim, este é o objetivo da educação. Criar a alegria de pensar”, afirmou o pedagogo.

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Em que consiste o Indutivismo em filosofia da ciência?

Segundo a linha indutivista, a ciência começa com a observação. O problema põe em causa todas as reivindicações empíricas feitas na vida quotidiana ou através do método científico e faz uma crítica à afirmação de que o conhecimento só pode ser construído a partir da observação.

O que Rubem Alves fala sobre a educação?

Seminário Teológico de Princeton1968
Seminário Teológico da União1964Seminário Presbiteriano do Sul1957
Rubem Alves/Formação

Qual a importância de Rubem Alves para a educação?

Rubem Alves demonstra que a educação deve nos libertar das convenções, do autoritarismo das ideias que padronizam, da obediência cega e do comodismo. Deve estimular a ação do sujeito para a construção de conhecimentos, propiciando a criticidade e a reflexão.