Qual a responsabilidade dos acionistas?

Qual a responsabilidade dos acionistas?

Nas sociedades anônimas, a responsabilidade dos acionistas é limitada à sua participação no capital social. Nos termos do disposto no artigo 1º da Lei 6.404/76 (“Lei das S.A”), a responsabilidade do acionista é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Por que os acionistas devem responder?

A Lei das S.A prevê as hipóteses em que os acionistas devem responder pelas perdas e danos que seus atos provocarem à companhia, aos demais acionistas ou a terceiros. Prevê a lei que os acionistas devem responder em caso de abuso de poder de controle e abuso de poder voto.

Qual a origem das cotas de responsabilidade limitada?

Quanto ao local de origem, Rubens Requião dispõe sobre a controvérsia que envolve o tema: O surgimento das sociedades por cotas de responsabilidade limitada está envolto em viva controvérsia. Uns consideram-na de origem britânica e outros, alemã.

LEIA TAMBÉM:   Qual os males que o diclofenaco pode causar?

Qual a responsabilidade de um gerente de Sociedade de responsabilidade limitada?

Os gerentes de uma sociedade de responsabilidade limitada são protegidos contra a responsabilidade pessoal (seus bens pessoais não podem ser apreendidos para pagar por perdas), o que pode resultar em atuação de forma imprudente, pois estão protegidos contra risco de perda. Responsabilidade ilimitada

https://www.youtube.com/watch?v=vvWlo1eQYz4&pp=ugMICgJlbhABGAE\%3D

Por que os conselheiros são representantes dos acionistas?

O mestre Modesto Carvalhosa, salientando que os conselheiros são considerados representantes dos acionistas, afirma: “Conforme a doutrina norte-americana, os conselheiros não podem decidir individualmente em nome do órgão, de forma a vincular a administração da companhia.

Qual a responsabilidade civil dos administradores?

Fábio Ulhoa Coelho defende que a responsabilidade civil dos administradores seria subjetiva do tipo clássico, ou seja, com comprovação de culpa ou dolo [10]. Assim, para o autor acima citado, os dois incisos do art. 158 são interdefiníveis, ou seja, não há conduta que se enquadre em um deles que não se possa enquadrar também no outro.

LEIA TAMBÉM:   Como resgatar Imposto de Renda de anos anteriores?

https://www.youtube.com/watch?v=XFQx8WNFoLk