Qual a responsabilidade de um estacionamento?

Qual a responsabilidade de um estacionamento?

“A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”. A responsabilidade do estacionamento será objetiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, cujo art. 14 responsabiliza, sem culpa, os prestadores de serviço.

O que diz a Súmula 130 do STJ?

SÚMULA 130 – A EMPRESA RESPONDE, PERANTE O CLIENTE, PELA REPARAÇÃO DE DANO OU FURTO DE VEICULO OCORRIDOS EM SEU ESTACIONAMENTO.

Qual a responsabilidade do fiscal de estacionamento em relação ao patrimônio do cliente?

Responsabilidade civil dos estabelecimentos comerciais que disponibilizam estacionamentos a seus clientes. A Súmula 130 do STJ veio para acabar com qualquer dúvida, já que determinou que “a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorrido em seu estacionamento”.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as principais atividades econômicas da Australia e da Nova Zelandia?

É válida a cláusula de não indenizar presente em estacionamentos de shopping centers e mercados hipermercados?

As cláusulas de não indenizar não se encontram respaldadas no ordenamento jurídico. A doutrina e a jurisprudência partem da idéia da culpa in vigilando, atribuindo a culpa aos proprietários de estabelecimentos que oferecem serviço de estacionamento, seja de forma gratuita ou onerosa.

O que acontece quando ocorre furto em estacionamento?

Súmula 130, STJ: A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento. Nesses casos, fica mantida a responsabilidade independentemente de demonstração de culpa pelo cliente, bastando a comprovação do dano e o nexo de causalidade.

Como processar um estacionamento?

Em caso de furto: dirija-se a uma delegacia; Guarde o ticket do estabelecimento e notas fiscais que comprovem que esteve no local naquele dia e horário; Em posse destes documentos, busque a empresa, apresente os fatos e registros para exigir o reparo do dano.

Como se explica a Súmula 145 do STJ?

SÚMULA 145 – NO TRANSPORTE DESINTERESSADO, DE SIMPLES CORTESIA, O TRANSPORTADOR SO SERA CIVILMENTE RESPONSAVEL POR DANOS CAUSADOS AO TRANSPORTADO QUANDO INCORRER EM DOLO OU CULPA GRAVE.

LEIA TAMBÉM:   Como avaliar um sintoma?

O que é a responsabilidade civil objetiva?

A responsabilidade civil objetiva caracteriza-se com a demonstração de três requisitos: conduta (ação ou omissão), dano e nexo de causalidade, não sendo exigido, portanto, a demonstração da culpa do agente.

Como funciona um estacionamento de shopping?

O que o estacionamento em shopping center precisa? A principal característica é o ticket eletrônico, ele está presente em quase todos os estabelecimentos desse tipo e funciona como um recurso que agiliza o atendimento e a locomoção (entrada/saída).

O que é a teoria do risco?

Segundo a Teoria do Risco-Proveito, todo aquele que fornece produto ou serviço no mercado de consumo auferindo lucro (proveito) responde por eventuais danos, independentemente da comprovação de dolo ou culpa (risco da atividade).

O que fazer quando somos roubados dentro da empresa?

Quais são os procedimentos a se tomar? Com a ocorrência de assalto confirmada, o empregador fica obrigado a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O patrão tem até o primeiro dia útil seguinte à data da ocorrência para fazê-lo, independentemente da necessidade ou não de afastamento do trabalhador afetado.