Qual a relacao existente entre disfuncões hormonais tireoidianas e as emocões?

Qual a relação existente entre disfunções hormonais tireoidianas e as emoções?

O curioso em relação à tireóide, é a reciprocidade entre essa glândula e as emoções; os estados emocionais mais contundentes e o estressem leva a alterações da tireóide, entretanto, as alterações da tiróide também levam à alterações emocionais, fechando assim um círculo vicioso.

Qual os problemas que o hipertireoidismo pode causar?

Pessoas com hipertireoidismo podem sofrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos, entre outros problemas. 9. Ocorre um aumento do volume da tireoide durante o hipertireoidismo.

O que a tireoide tem a ver com o coração?

O descontrole da tireoide pode causar baixa frequência cardíaca, quando se trata do hipotiroidismo, e arritmia ou insuficiência cardíaca, conectada ao hipertireoidismo. A glândula, localizada logo abaixo do pomo-de-adão, produz dois hormônios principais, o T4 e o T3, fundamentais para o funcionamento do coração.

LEIA TAMBÉM:   Que habilitacao preciso apresentar para alugar um carro?

Quando se preocupar com Nodulo na tireoide?

Podemos concluir que o nódulo de tireoide tem sintomas que podem não ser percebidos facilmente. Entretanto, se o mesmo alcançar um tamanho maior, pode causar rouquidão, dificuldade para engolir, dor no pescoço e problemas para respirar.

Qual a relação da tireoide com o comportamento emocional?

A tireoide é diretamente impactada pelo estresse. Isso porque desencadeia uma série de hormônios, como o cortisol e a adrenalina, responsáveis por desequilibrar outros hormônios do organismo. Entre esses hormônios, podemos incluir aqueles produzidos pela tireoide, como T3 e T4.

Quem tem tireoide fica nervosa?

O déficit ou o excesso de hormônios da tireoide no organismo pode provocar alterações de humor, podendo o hipertireoidismo provocar irritabilidade, ansiedade e agitação, enquanto que o hipotireoidismo pode causar tristeza constante ou depressão, devido à alteração dos níveis de serotonina no cérebro.

Como a tireoide afeta o coração?

Hipotireoidismo. A deficiência na produção ou na ação dos hormônios da tireoide acarreta na redução generalizada dos processos metabólicos. O coração bate mais devagar, ocorre a constrição dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial.