Qual a relacao entre politica social com a familia?

Qual a relação entre política social com a família?

Podemos perceber que a família é uma instituição muito importante dentro da sociedade, pois esta é um núcleo protetor e socializador, devendo ter sua privacidade, no entanto, o Estado não deve se ausentar de sua função que é garantir a promoção da qualidade de vida das famílias, através das políticas sociais, não …

Qual a importância da família na política da assistência social?

FAMÍLIA E A PROTEÇÃO SOCIAL Por isso, segundo a PNAS, […] a família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida.

Qual a importância da inserção da família na agenda das políticas públicas no Brasil?

Nesse sentido, a família fundamenta a reprodução e o desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, a família é o lugar onde se aprende as formas de cooperação social e qual é o próprio papel nas relações com as outras pessoas. É aí que entram as políticas públicas familia- res.

LEIA TAMBÉM:   Como descomprimir um nervo?

O que é a família para o serviço social?

Relevante é considerar também o conceito de família segundo o Programa Nacional de Assistência Social (2004:25) “o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade”.

Como é abordado a centralidade da família na política de assistência social?

A discussão da família no âmbito das políticas sociais tem se encaminhado a partir de duas perspectivas distintas: uma que defende a centralidade da família, apostando na sua capacidade imanente de cuidado e proteção, portanto, vê a família como o centro de cuidado e da proteção por excelência; e a outra entende que, a …

O que significa centralidade em questões políticas?

A centralidade política concerne à importância que a área temática do programa público tem para o projeto político dos grupos que ocupam posições de poder (Brasil, 2013.

O que é Trabalho social com famílias desenvolvido pelo assistente social?

Consiste no desenvolvimento de intervenções realizadas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilitem à família: o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade; construir novos projetos de vida; transformar suas relações, sejam elas familiares ou comunitárias.