Qual a relacao entre floresta e agua?

Qual a relação entre floresta e água?

As florestas e toda a vida que tem nelas são dependentes da água desde plantas medindo poucos centímetros no sub-bosque, até árvores com dezenas de metros de altura. Para tanto, essas plantas dependem da água da chuva e dos rios próximos e também de rios subterrâneos.

Por que as florestas são as fábricas de água?

A explicação é aparentemente simples. Mesmo distante 3.000 quilômetros, as árvores da floresta puxam a umidade do oceano, fonte primordial de toda a água. Ao alcançar o lençol freático, a água é bombeada pelas raízes das árvores até as folhas, evapora e permanece na atmosfera em forma de umidade.

O que o desmatamento pode causar na água?

A degradação ambiental – seca, queimadas, superexploração de recursos naturais, desmatamento – reduz o nível de água dos rios e pode secar nascentes, ocasionando até o aumento da emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

Qual a importância dos rios flutuantes?

Em nosso país, os Rios Voadores são responsáveis por “banharem” os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, os quais, sem ele, seriam desérticos. É um grande “irrigador” da atmosfera, afirma Antonio Donato Nobre, pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao do cal na fossa?

Por que as florestas são consideradas chaminés de águas?

As grandes árvores são verdadeiras “bombas de água” que puxam a água desde as camadas mais profundas do solo e a transportam até a atmosfera. Acontece que as secas afetam justamente o mecanismo de transporte de água ao longo da planta, especialmente das árvores maiores.

Como o desmatamento pode afetar o ciclo da água?

O desmatamento reduz o teor de água no solo e de águas subterrâneas, bem como a umidade atmosférica. Outra consequência é a redução da coesão do solo, de modo que a erosão, inundações e deslizamentos de terra ocorram mais frequentemente. A redução da cobertura florestal reduz a capacidade da paisagem de reter a chuva.

O que é rios voadores e sua importância?

Rios voadores é o nome que se dá às correntes de vapor que se formam na atmosfera. Essas massas de vapor são formadas sobre o Oceano Atlântico e chegam ao continente pela ação de bombeamento da Floresta Amazônica. Sim, a floresta atua como uma bomba d’água, captando todo o volume de água gerado pela evaporação do mar.

LEIA TAMBÉM:   Como controlar de estoque?

Qual importância dos rios voadores para ocorrências de chuvas no Brasil?

Como já dissemos, os rios voadores interferem no clima da maior parte do território brasileiro. Isso porque a umidade do ar que é barrada pela Cordilheira dos Andes e que não se precipita é “rebatida” de volta para o continente, fornecendo umidade para as demais regiões do país.