Qual a relacao entre efeito estufa e aquecimento global e desmatamento?

Qual a relação entre efeito estufa e aquecimento global e desmatamento?

O desmatamento das florestas é uma das fontes de emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, em especial de dióxido de carbono – CO2. Assim, contribui para o aquecimento do sistema climático, porque maiores concentrações de gases de efeito estufa fazem a atmosfera reter mais energia.

Como desmatamento contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas?

Quando ocorrem mudanças no uso do solo, ou seja, uma floresta é derrubada e queimada, dando lugar ao estabelecimento de pastagem, agricultura ou outra forma de uso da terra, ocorre a liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera contribuindo, assim, para o aquecimento global.

Qual a relação entre aquecimento global desmatamento?

Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.

LEIA TAMBÉM:   Como garantir a liberdade de informacao?

Qual a relação entre o desmatamento da floresta amazônica e o aquecimento global?

“Em grandes quantidades, o CO2 provoca, junto com outros gases, o chamado efeito estufa”, explica Edenise. “O calor que entra na atmosfera terrestre fica aprisionado, o que causa o gradual aquecimento do planeta”. O desmatamento e as queimadas têm efeito inverso e liberam quantidades enormes de CO2.

Como o desmatamento intensifica o efeito estufa?

“Ao serem oxidados, os BVOCs dão origem a partículas de aerossol que esfriam o clima refletindo parte da radiação solar de volta ao espaço. Uma vez que a floresta é derrubada, ela deixa de emitir BVOCs e este resfriamento deixa de existir, levando a um aquecimento futuro.

Porque o desmatamento é prejudicial à vida no planeta?

A prática do desmatamento causa sérios prejuízos ao ambiente, como as alterações climáticas –as florestas regulam a temperatura e o regime de ventos e chuvas–, a diminuição da biodiversidade, a degradação do solo e dos rios.