Qual a relacao DTM e fatores emocionais ou oclusao?

Qual a relação DTM e fatores emocionais ou oclusão?

Um estudo que avaliou pacientes com DTM demonstrou que o estresse influencia a sintomatologia da DTM, já que de 48 pacientes atendidos com DTM, 89,6\% necessitavam de atendimento psicológico14. A participação dos fatores oclusais e os hábitos parafuncionais na etiologia da DTM são controversos.

Qual é a relação da oclusão com disfunções temporomandibulares?

Introdução: O papel da oclusão como fator etiológico das disfunções temporomandibulares (DTMs) tem sido um assunto polêmico e ainda controverso. Resultado: A severidade da má oclusão, segundo o IPT, não influenciou no surgimento de DTM e de sinais clínicos musculares ou articulares, e na necessidade de tratamento.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da educadora?

Quando a oclusão é um fator etiológico para as DTMs?

Dimensão vertical de oclusão A perda de suporte posterior associado à alteração da DVO pode ser também um fator etiológico secundário para o desencadeamento de DTMs.

Quais patologias são associadas ao relato do paciente ou sinal clínico de má oclusão durante o exame do paciente com disfunção temporomandibular?

É responsável pela maioria das dores orofaciais crônicas e são diagnosticadas pelos sinais e sintomas característicos, tais como: ruído articular, cefaléia, artralgia, otalgia, mialgia, entre outros.

Qual a relação entre fatores psicológicos e DTM?

Aspectos psicológicos ou biopsicossociais são • fatores contribuintes à manutenção de um quadro de DTM, principalmente na de sinto- matologia crônica. A depressão e a ansiedade são os principais • fatores emocionais associados tanto à DTM quanto à dor crônica na maioria dos estudos que as relacionam.

Qual a real influência do estresse emocional do paciente na DTM?

Manfredi et al. (2006) encontraram associação positiva entre o estresse e sintomas da DTM em uma população de uma universidade pública. Estes resultados estão de acordo com os encontrados por Maia et al. (2001), evidenciando a forte influência do estresse no desenvolvimento da DTM.

LEIA TAMBÉM:   Quais foram os paises que participaram da Guerra dos Cem Anos?

Quais são os principais sintomas de um paciente com distúrbio oclusal?

Assim, alguns sinais que podem indicar que existe uma má oclusão dental, são:

  • Desgaste dos dentes, fazendo com que os dentes não sejam lisos no topo;
  • Dificuldade ao desconforto ao morder ou mastigar;
  • Presença frequente de cáries;
  • Perda de um ou mais dentes;

O que é a oclusão dentária?

A oclusão dentária é a relação funcional que se estabelece entre os componentes do sistema mastigatório. Este sistema inclui os dentes, as gengivas, o sistema neuromuscular, as articulações temporomandibulares e o esqueleto craniofacial.

São fatores etiológicos prevalentes para DTM?

A etiologia da DTM é considerada multifatorial. A sintomatologia clínica dá a nítida sensação de que a etiologia desta doença abrange importantes elementos funcionais (fatores neuromusculares), anatômicos (oclusais, articulares) e psicossociais (estresse, sexo)[9].

O que é distúrbio da articulação temporomandibular?

Desconforto ao realizar movimentos corriqueiros da boca: abrir, fechar ou até mesmo mastigar. Trata-se da disfunção da articulação temporomandibular (DTM), popularmente conhecida como dor na ATM.

LEIA TAMBÉM:   Como e o ensino medio na Nova Zelandia?

O que é disfunção da articulação temporomandibular?

A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.

Porque o componente emocional pode agravar os sintomas de DTM?

A literatura descreve que os aspectos emocionais desempenham um importante papel na etiologia e evolução sintomatológica da DTM, contribuindo para o aparecimento ou perpetuação da desordem por meio do aumento da atividade muscular e tensão dos músculos da face.