Qual a relação do departamento financeiro e do RH?
Se os objetivos estratégicos incluem o crescimento e otimização de recursos, o setor financeiro tem o importante papel de garantir o melhor uso do dinheiro, sem desperdícios. Já o RH é necessário para atrair e reter talentos e melhorar a produtividade no trabalho.
O que o RH não deve fazer?
4 coisas que um profissional de RH nunca deve fazer
- 1- Não ter postura. Você, enquanto RH, tem que ter a convicção do quanto representa a empresa.
- 2- Não mecanizar os processos. O RH trabalha com pessoas e não com máquinas.
- 3- Não anunciar vagas nos canais errados.
- 4- Ser desorganizado.
Qual a diferença entre RH e gestão financeira?
Enquanto o profissional de Gestão Financeira lida, basicamente, com planejamento de custos, o especialista em recursos humanos trata de pessoas (novas contratações, manobras para manter os funcionários estimulados etc). O primeiro se preocupa com a gestão do dinheiro e o segundo com a gestão da equipe.
O que é finanças e recursos humanos?
Uma relação mantida por amor e ódio, é assim que podemos tratar as áreas de Recursos Humanos (geradores de custos e despesas) e a de Finanças (provedores de receitas, controle e planejamento de investimentos). Desde um passado não muito distante, essas duas áreas vêem mantendo e estreitando relações.
Como o RH deve agir?
Todos que trabalham em RH devem ser bem organizados e devem saber gerenciar bem o tempo. Isso significa que seu escritório não pode estar em frangalhos. A documentação deve sempre ser preenchida corretamente, especialmente quando se trata de arquivos pessoais de funcionários.
É obrigatório ter RH na empresa?
Nos dias de hoje, todo tipo de negócio, independente do seu tamanho — principalmente as PMEs (pequenas e médias empresas) — deve ter profissionais de RH capacitados e contar com recursos tecnológicos para gerenciar as tarefas mais burocráticas.