Qual a relacao da tecnica de entrevista com a psicologia?

Qual a relação da técnica de entrevista com a psicologia?

A entrevista é uma técnica de investigação científica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do método clínico. O específico ou particular dessa relação reside em que um dos integrantes é um técnico da psicologia que deve actuar nesse papel, e o outro ou os outros, necessitam de sua intervenção técnica.

O que é entrevista inicial em psicologia?

A entrevista inicial, segundo Ocampo e Arzeno (2001), refere-se a uma entrevista se- midirigida, pois o cliente tem liberdade para expor seus problemas da forma que preferir, ten- do a intervenção do psicólogo para esclarecer informações e abordar temas relevantes para o processo, por exemplo.

Qual é a importância da avaliação e da entrevista diagnóstica a ser feita com o paciente em psicologia?

No âmbito da Psicologia, as práticas de diagnóstico e avaliação psicológica tiveram, e têm ainda hoje, um papel fundamental na formação e constituição da identidade profissional do psicólogo. e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção), conforme Ocampo et al.

Como é realizada a entrevista clínica?

A entrevista clínica possui sempre como objetivo final a intervenção terapêutica. O cliente ou paciente apresentará um comportamento do qual quer se ver livre dele. Assim uma análise detalhada da história comportamental deste deve ser realizada sempre sob o enfoque de uma intervenção que vise o seu bem-estar.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de dor muscular tardia?

Qual a diferença entre uma entrevista clínica e um relacionamento profissional?

Uma entrevista clínica tem muito em comum com uma interação social, porém, se difere em alguns pontos fundamentais de outros tipos de relacionamento. Na entrevista clínica a maioria das regras sociais de etiqueta não são utilizadas, a conversa é predominantemente unidirecional e o relacionamento é profissional.

Qual a motivação do paciente para a entrevista clínica?

A entrevista clínica se deve basicamente a motivação do paciente em buscar tratamento, isso depende se ele veio voluntária ou involuntariamente. Caso tenha vindo voluntariamente, provavelmente percebeu algum problema e não conseguiu solucioná-lo com sua auto-ajuda, procurando então a ajuda de um profissional.

Como fazer uma entrevista aberta?

Haynes (1978) propõe que, até um levantamento de todas as possíveis áreas problema, a entrevista seja aberta, o mesmo deve ocorrer sempre que se introduzir um assunto novo. De início pode ser necessário usar alguma técnica para baixar a ansiedade do cliente.