Qual a relacao da filosofia com a crianca?

Qual a relação da filosofia com a criança?

As crianças nos ensinam a filosofar pelas suas perguntas. Problemas que são sempre problematizados pela própria filosofia. Assim, os filósofos conseguem criar e reconstruir conceitos e buscar formas de explicação mais abrangentes para os problemas da vida.

Como deve ser o trabalho de Filosofia na Educação Infantil?

Ao propor atividades investigativo-filosóficas, as crianças são convidadas a refletir sobre as próprias conjecturas, refletindo e tirando suas próprias conclusões além de se envolverem com situações presentes na filosofia, tais como identidade, imaginação, verdade, certo e errado, amizades, entre outras.

Por que o filósofo é como uma criança?

Introduzir a filosofia na infância é abrir a possibilidade para que os pequenos vejam o mundo de uma forma diferente desde cedo. Nesse sentido, quem desenvolve o pensamento filosófico nunca sai ileso, transforma a si mesmo enquanto pensa e, consequentemente, o mundo a sua volta já não pode ser o mesmo.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os problemas que podem surgir com o solo?

Como você pode trabalhar o pensamento filosófico com seus alunos na educação infantil e ou anos iniciais do Ensino Fundamental?

Perceber a importância de ouvir e ser ouvido numa conversa. Relacionar brincadeiras em roda de outros tempos com as brincadeiras dos dias de hoje. Aprender o que é a roda de Filosofia e quais são suas regras. Conhecer as atitudes importantes para a roda de Filosofia.

Quem será o filósofo?

O que é um Filósofo: Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.

Quais os objetivos da Filosofia para crianças?

A Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as capacidades de verbalização do pensamento e aspectos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias e a reflexão em grupo.