Qual a principal obra de Rachel de Queiroz de que trata essa obra?

Qual a principal obra de Rachel de Queiroz de que trata essa obra?

Rachel de Queiroz, autora de O quinze, foi uma das principais representantes do regionalismo modernista brasileiro. Sua principal obra, o romance O quinze (1930), é celebrada como um dos principais representantes do regionalismo modernista.

Qual é a principal obra de Graciliano Ramos?

Suas principais obras são: “Caetés” (1933), “São Bernardo” (1934), “Angústia” (1936), “Vidas Secas” (1938), “Infância” (1945), “Insônia” (1947), “Memórias do Cárcere” (1953) e “Viagem” (1954).

Quantas obras Rachel de Queiroz escreveu?

Além de ser romancista, cronista e jornalista, Rachel de Queiroz escreveu algumas peças para o teatro, entre elas “A Beata Maria do Egito” (1958), que recebeu o prêmio de teatro do Instituto Nacional do livro. Rachel de Queiroz traduziu para o português mais de quarenta obras.

LEIA TAMBÉM:   Qual a idade do que Sutherland?

Qual escola literária Rachel de Queiroz pertenceu?

Rachel de Queiroz, autora do premiado romance O quinze, publicado em 1930, nasceu em 1910 e é uma das principais autoras do Modernismo brasileiro. Integrando inicialmente a geração de 1930, conhecida pela tendência regionalista, a autora possui uma obra vasta.

O que Raquel quer retratar em sua obra?

Análise da Obra Numa narrativa linear, Rachel retrata a realidade dos retirantes nordestinos quando essa região foi atingida por uma grande seca em 1915. Assim, o romance contém um forte teor social, que além de enfocar na realidade das pessoas do local, retrata a fome e a miséria.

Qual a importância da obra de Rachel de Queiroz?

Foi uma das primeiras mulheres cronistas, a única aceita no movimento modernista brasileiro e a primeira a ocupar uma cadeira da Academia Brasileira de Letras. Sua história de vida é tão rica quanto seus romances, notoriamente inspirados nas experiências particulares de uma combativa mulher sertaneja.

Quem foi Graciliano Ramos e quais suas principais obras?

LEIA TAMBÉM:   Qual o animal que mais solta pum?

Graciliano Ramos (1892-1953) foi um escritor brasileiro. O romance “Vidas Secas” foi sua obra de maior destaque. Seus livros foram traduzidos para vários países e Vidas Secas, São Bernardo e Memórias do Cárcere, foram levados para o cinema.

Qual a principal obra de Érico Veríssimo?

Suas principais obras são: “Música ao longe” (1936), “Olhai os lírios do campo” (1938), “O tempo e o vento” (1949-1962) e “Incidente em Antares” (1971). Além dessas obras, Érico Veríssimo publicou contos, livros de literatura infantil, ensaios e críticas de literatura.

Onde nasceu a escritora Rachel de Queiroz?

Fortaleza, CearáRachel de Queiroz / Local de nascimento

Quantas obras Jorge Amado tem?

Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra foram criações suas. Sua obra literária – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de samba por todo o País.

Qual o principal livro de Rachel de Queiroz?

O Quinze
O Quinze. O livro O quinze, de Rachel de Queiroz, é o mais famoso romance da autora. Na narrativa, conhece-se a história de Chico Bento e sua família, um grupo de retirantes que foge da grande seca que assolou o Ceará em 1915.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo vive uma pessoa com adrenoleucodistrofia?

Quais são as marcas do romance O quinze?

Eram romances de denúncia, de combate, socialmente engajados, cuja vertente nordestina foi carro-chefe. Esta tinha como temas a seca, o cangaço, a decadência dos engenhos, a miséria dos migrantes, a crise econômica do Nordeste. João Luiz Lafetá (2000, pp.