Qual a principal causa do anestro?

Qual a principal causa do anestro?

A principal causa de anestro durante o pós-parto é a amamentação. Devido à intensidade e à freqüência da amamentação, o período de anestro pode ser prolongado, principalmente em animais que sofreram restrição alimentar durante a gestação ou lactação.

Quais as principais causas de anestro em bovinos?

As principais causas podem ser resultantes de fatores ambientais, como estação do ano, lactação e nutrição; anormalidades do ovário, como hipoplasia e cistos ováricos e, também, por causa de fatores uterinos, como gestação, mumificação e maceração de feto, e piometra.

O que é anestro por que ocorre e como evitar?

O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Portanto, o anestro não é uma doença, mas um estado fisiológico do animal. O anestro ocorre em virtude da insuficiência hormonal que impede o desenvolvimento folicular e a manifestação do cio.

LEIA TAMBÉM:   O que faz o ouvido ficar abafado?

O que significa fase de anestro em cadelas?

Por fim, o anestro que é uma fase obrigatória no ciclo estral da cadela e é a fase de maior duração. O anestro é definido como ausência de sinais externos, havendo nessa fase concentrações séricas basais de progesterona (Concannon et al., 1989).

O que é vaca em anestro?

O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Portanto, o anestro não é uma doença, mas um estado fisiológico do animal. Ele é observado durante o período que antecede a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.

Quais os tipos de anestro?

 Anestro verdadeiro.

  • o Anestro superficial.
  • o Anestro profundo.
  •  Anestro fisiológico.
  •  Anestro patológico.
  •  Anestro aparente.
  • O que podemos fazer para diminuir o período de anestro?

    Com o enfoque de aumentar a eficiência reprodutiva de bovinos e diminuir o período de anestro pós-parto, podemos utilizar tanto tratamentos hormonais para indução da ovulação quanto técnicas de manejo como desmame precoce (60 a 90 dias) ou interrompido (48 a 96 horas) ou, ainda, a restrição da mamada (uma ou duas vezes …