Qual a origem do cisto dentigero?

Qual a origem do cisto dentígero?

Classificado como um cisto odontogênico de desenvolvimento, o cisto dentígero ou folicular origina se da separação do folículo da coroa de um dente incluso. Dentre os cistos de origem odontogênica é o segundo tipo mais comum, representando cerca de 24\% dessas lesões.

Quais são os cistos odontogênicos?

Os cistos odontogênicos são subclassificados, de acordo com a origem, em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios….Exemplos de cistos de desenvolvimento:

  • Cisto dentígero.
  • Queratocisto odontogênico.
  • Cisto odontogênico ortoqueratinizado.
  • Cisto gengival.
  • Cisto periodontal lateral.
  • Cisto odontogênico glandular.

Quais as características de um cisto Globulomaxilar vistas em um exame complementar radiografia?

No exame radiográfico, possui a forma de “pêra invertida”, radiotransparente e circundado por um halo esclerótico. Os dentes adjacentes ao cisto estão vitais, com divergência radicular. Raramente apresenta manifestações clínicas, constituindo assim, um achado radiográfico.

LEIA TAMBÉM:   O que sao faltas abonadas?

O que é Cisto Paradental?

O cisto paradental é uma lesão odontogênica que ocor- re próxima à margem cervical da face lateral da raiz, como conseqüência de um processo inflamatório na bolsa periodontal. Geralmente, localiza-se nas faces vestibular e distal de terceiros molares inferiores parcial ou totalmente erupcionados.

Quais são os cistos odontogênicos inflamatórios?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

Qual característica radiográfica está presente em todos os cistos odontogênicos?

As características radiográficas incluem áreas uniloculares ou multiloculares com margens bem definidas, e a maioria demonstram expansão da cortical óssea, reabsorção radicular e deslocamento dentário (Figura 26B).

O que causa cisto em dente?

O cisto pode ser resultado de uma proliferação de restos de tecidos epiteliais que são responsáveis pela formação dos dentes. Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar e formar cistos na região.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a cor do mamute?

São características Radiograficas de um cisto dentígero?

O cisto dentígero é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. São sempre radiolúcidos e mais comumente uniloculares. Geralmente são observados em exames de rotina ou quando do não irrompimento de um dente permanente.

Como identificar um cisto dentígero?

Principais sintomas

  1. Dor, sendo indicativo de processo infeccioso;
  2. Inchaço local;
  3. Dormência ou formigamento;
  4. Deslocamento de dentes;
  5. Desconforto;
  6. Deformidade no rosto.