Qual a origem da Platina?

Qual a origem da Platina?

Em 1802, as primeiras amostras de platina foram obtidas pelos ingleses Wollaston e Tennant. Na natureza, a platina é encontrada exclusivamente em rochas, ou seja, minérios, principalmente associada a metais como cobre e níquel.

Como é obtida a platina?

A platina é obtida por meio de refinamento eletrolítico. Nesse método, o minério que contém a platina é dissolvido em uma solução com um eletrólito (soluto) específico e, em seguida, é submetido a um processo de redução da platina.

Qual é o símbolo da Platina?

A Platina, em latim platinum, cujo símbolo químico é Pt, é um elemento químico metálico que pertence ao 6º período da família VIIIB da Tabela Periódica. Apresenta átomos com as seguintes características: 6 níveis de energia. O número de nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo de platina depende do isótopo desse elemento.

LEIA TAMBÉM:   O que devemos fazer quando estamos acima do peso?

Por que a platina se destaca?

A platina se destaca pelo seu alto ponto de fusão e pela sua pureza. Um exemplo seria a construção de cadinhos com este metal pois além de suportarem alto temperatura, não reagem quimicamente com outros elementos. Uma curiosidade: a crosta lunar apresenta uma grande concentração de platina, mas como é óbvio a sua exploração é inviável.

Quem produz platina no Brasil?

Três quartos da produção mundial de platina vêm das jazidas de minérios da África do Sul e o restante da Rússia e do Canadá. O Brasil ainda não produz esse metal nobre. Ela também ocorre na natureza misturada com minérios de níquel e cobre, e é encontrada na forma combinada no mineral sperrilita (PtAs 2 ).

Quais são as aplicações da Platina?

Mas, atualmente, ela é amplamente usada principalmente na produção de catalisadores, pois ela acelera algumas reações, especialmente de conversores catalíticos de escapamentos dos veículos, que têm a função de transformar gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos. Outras aplicações da platina são:

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para tirar mancha de acetona?

Quais são as propriedades principais da Platina?

Entre as propriedades principais da platina estão seu elevado ponto de fusão (1769 ºC) e sua grande resistência à corrosão. Devido a essa resistência, a platina é considerada um metal nobre e, assim como o ouro, o ródio e o irídio, ela não é atacada pelo ácido clorídrico (HCl) e nem pelo ácido nítrico (HNO 3 ).