Qual a origem da castanheira?

Qual a origem da castanheira?

Origem: Amazônia brasileira. Altura: até 50 metros. Ao lado da seringueira, a castanha-do-pará, por suas apreciadas sementes, está entre as espécies economicamente mais importantes da Amazônia. A castanheira é uma das mais belas e maiores arvores da região, sendo nativas das matas de terra firme.

Para que serve a madeira da castanheira?

A madeira da castanheira é considerada excelente para aproveitamento industrial. Em geral, a árvore apresenta tronco reto, muito regular da base à copa. Com madeira dura e resistente, é usada na construção civil e como dormente em estradas de ferro.

O que é anatomia da madeira?

A anatomia da madeira é um ramo da ciência botânica que se ocupa do estudo dos diversos tipos de células que constituem o lenho (ou xilema secundário), suas funções, organização, peculiaridades estruturais e relações com a atividade biológica do vegetal.

LEIA TAMBÉM:   Quais animais tem em Angola?

Como saber se a madeira é porosa?

Nas madeiras com anéis porosos, os vasos da madeira recente aparecem frequentemente com uma aparência mais escuros do que a madeira mais antiga e densa. Ainda que nas secções cruzadas do cerne o reverso seja comummente verdade. Excepto nesse caso, a cor da madeira não é indicadora da sua resistência.

Como saber se a madeira é boa?

Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.

Como identificar madeira jatobá?

Quais são as principais características do Jatobá?

  1. Acabamento impressionante;
  2. Excelente durabilidade;
  3. Alta resistência ao ataque de cupins e fungos;
  4. Coloração do vermelho-alaranjado ao marrom-avermelhado.

Qual é a origem da castanha-do-pará?

A castanha-do-pará é a semente da planta de nome científico Bertholletia excelsa. Também chamada popularmente de castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, noz amazônica, noz boliviana, tocari, e tururi; a castanha-do-pará é nativa da Amazônia.