Qual a ordem do boto cor-de-rosa?

Qual a ordem do boto cor-de-rosa?

Artiodátilos
Therapsida
Boto-cor-de-rosa/Ordem

Como é a reprodução do boto cor-de-rosa?

O boto cor-de-rosa tem uma gestação que dura cerca de 11 meses e o filhote nasce com cerca de 80 cm somente e ele mama até ter aproximadamente 1 ano. O intervalo entre um parto e outro costuma ser dois a três anos.

Qual é a ameaça do boto cor-de-rosa?

Risco de extinção Duas ameaças, que se intensificaram recentemente, têm preocupado bastante os cientistas: a pesca da piracatinga e a construção de hidrelétricas. Estima-se que cerca de 600 botos são mortos por ano no Brasil para servir de isca.

Quem são os predadores do boto cor-de-rosa?

Sem predadores naturais, uma das ameaças à espécie é a captura acidental em redes de pesca. Além disso, os botos têm sido utilizados como isca para pesca da piracatinga (Calophysus macropterus), peixe também conhecido como urubu-d’água por se alimentar de restos de animais mortos.

LEIA TAMBÉM:   E perigoso tomar tandrilax?

Porque o boto é mamífero?

O boto-cor-de-rosa é um mamífero que vive na água. Ele é parente das baleias e dos golfinhos; a diferença é que não vive no mar, mas na água doce. O rostro contém dentes, que os botos usam para capturar e triturar suas presas.

Quanto tempo de vida tem o boto Cor-de-rosa?

50 anos
O boto cor-de-rosa – também chamado de boto-vermelho – já foi abundante nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, que ocupam a metade norte do continente sul-americano. Habilidoso caçador de dentes afiados, costuma atingir mais de 1,80 metro de comprimento e pode viver até 50 anos.

Como é a reprodução do boto?

A gestação dura entre 11 e 12 meses e é gerado apenas um filhote por vez. Durante o parto, que ocorre entre os meses de outubro e novembro, nos rios, a fêmea recebe ajuda de outros membros do grupo. No mar, não se sabe quando as fêmeas dão à luz.

Qual é o motivo de extinção do boto cor-de-rosa?

LEIA TAMBÉM:   Como ir de Dublin para Italia?

Mesmo com esforços de pesquisadores e ambientalistas, duas espécies de golfinho de água doce da Amazônia sofrem risco de extinção, o boto-cor-de-rosa e o tucuxi. A matança do boto cor-de-rosa é consequência da pesca de outro peixe. A perda na população de botos, em algumas regiões, já chega a 50\%.

Porque matam os botos?

A população de botos da região estaria sendo dizimada por pescadores, interessados em usar sua carne e seus ossos como isca para fisgar um peixe chamado piracatinga, muito valorizado em algumas cidades brasileiras e na Colômbia.

Qual é o predador do boto?

Embora nos rios da região existam outros predadores aquáticos, o boto-vermelho não possui predador natural e o único predador é o homem.

O que come o boto?

A espécie se alimenta principalmente de peixes, mas completa a dieta com tartarugas e caranguejos. Na época das chuvas, desloca-se para as áreas alagadas da floresta, onde há maior oferta de alimentos.

Qual animal é o boto?

O boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis), ou então boto vermelho como é conhecido pelos moradores da bacia amazônica onde este animal ocorre, é um pequeno golfinho pertencente a ordem dos cetáceos e subordem dos odontocetos.