Qual a opcao mais vantajosa para o seu IRS?

Qual a opção mais vantajosa para o seu IRS?

Sempre que descobrir que havia uma opção melhor para o seu IRS, basta ir ao Portal das Finanças e entregar uma declaração de substituição com a versão mais vantajosa para si referente aos 2 anos para trás. Essa parte é automática. Se tudo correr bem, as Finanças entregam-lhe a diferença sem grande complicações.

Como pode corrigir a declaração do IRS?

O Artigo 78.º da Lei Geral Tributária diz que pode corrigir qualquer declaração do IRS ou outro ato qualquer até 4 anos para trás (mais dois do que os automáticos), mas só se o erro for das Finanças. Como pode ler, a lei acrescenta que, excecionalmente, com fundamento em injustiça grave ou notória, a situação pode ser revista.

Posso ser dependente no IRS?

Um filho com mais de 18 anos de idade pode ser considerado dependente para efeitos de IRS? Neste artigo, esclarecemos esta e outras dúvidas sobre os dependentes no IRS. O IRS contempla quatro configurações de agregados familiares e todas elas incluem sujeitos passivos e dependentes. Assim, temos famílias compostas por:

LEIA TAMBÉM:   Quem tem mais Copa America?

Como é possível deduzir os dependentes no IRS?

Os dependentes conferem um desconto no IRS das respetivas famílias por via das deduções à coleta. Por exemplo, é possível deduzir um valor fixo por cada dependente. No IRS de 2021, a entregar em 2022, essa dedução fixa corresponde a:

Quando devem ser consultadas as despesas no IRS?

Depois, até 15 de março, podem ser consultadas no Portal das Finanças, numa nova página pessoal, que agrega todas as despesas. Os contribuintes podem ainda apresentar, ou corrigir, despesas quando preencherem o IRS, entre 1 de abril e 30 de junho.

Quanto custa a dedução no IRS?

No máximo, a dedução pode atingir 450€ Dão direito a desconto no IRS as despesas com apoio domiciliário, lares e outras instituições de apoio à terceira idade relativas aos contribuintes, dependentes, ascendentes e familiares até ao 3.º grau que não possuam rendimentos superiores ao salário mínimo nacional.