Índice
Qual a ligação entre a lucratividade satisfação e retenção do cliente?
Os estudos que incluem os modelos de índices nacionais de satisfação mostram que existe uma relação positiva entre a satisfação e a fidelidade do cliente. Além disso, segundo Reicheld (1996) e Heskett e Schlesinger (1994), existe um relacionamento positivo entre a retenção do cliente e a lucratividade da empresa.
O que é lucratividade do cliente ao longo do tempo?
De acordo com González, Amorim e Ramos (2004, p. 1529), “lucratividade do cliente é a diferença entre a receita e os custos que um cliente proporciona a empresa em um determinado período de tempo”.
Qual é a rentabilidade do cliente?
A partir da cruza destes dois números, você consegue identificar qual é a rentabilidade do cliente. O cálculo pode variar conforme o nicho de atuação da sua empresa está. Por exemplo, empresas SAAS, conseguem definir dividindo o LTV/CAC. Para que o cliente seja rentável, o resultado precisa ser acima de 3.
Como melhorar a satisfação do cliente?
Para melhorar a satisfação do cliente, é necessário resolver os fatores que diminuem sua pontuação em pesquisas e geram contatos. Ou seja, é uma relação entre causa e efeito.
Como executar o índice de satisfação de clientes?
Mas o índice de satisfação de clientes é de difícil mensuração. Na prática, pode ser executada de várias maneiras: por meio de formulários de pesquisas distribuídos em pontos de contato ou pela implementação de metodologias como a Escala Likert ou o Net Promoter Score (NPS).
Por que consumidores satisfeitos são mais rentáveis?
Clientes satisfeitos são mais rentáveis porque quem tem consumidores fiéis gasta menos com publicidade e resolução de problemas. Por meio da análise dessa métrica, também é possível compreender alguns aspectos do posicionamento e da diferenciação da empresa no mercado. Mas o índice de satisfação de clientes é de difícil mensuração.