Qual a interacao ecologica entre plantas e aves frugivoras?

Qual a interação ecológica entre plantas e aves frugívoras?

As interações mutualísticas entre frugívoros e plantas constituem um processo fundamental na dispersão de sementes (JORDANO 1987). Dentre os animais frugívoros, as aves figuram entre os mais importantes dispersores de sementes (JORDANO 1994).

Qual é a relação ecológica que ocorre entre certas espécies de aves e crocodilos?

A relação entre o pássaro-palito e o crocodilo é de protocooperação, pois os dois indivíduos são beneficiados. O pássaro obtém seu alimento e o crocodilo fica livre de parasitas em seus dentes.

O que é uma ave frugívora?

BIOTA – FRUGIVORIA. Frugívoros são animais que se alimentam de frutos sem danificar a semente, sendo, portanto, capazes de deposita-las no ambiente em condições viáveis de germinação. O benefício para o frugívoro e obter energia da parte comestível do fruto, geralmente a polpa ou o arilo que reveste as sementes.

LEIA TAMBÉM:   Quanto maior o pH mais forte e o acido?

Qual é a relação ecológica dos morcegos em relação aos pássaros?

Muitos outros animais como aves e morcegos, ao alimentarem-se de frutos, podem atuar na dispersão de suas sementes. A polinização das flores realizada por animais também pode ser considerada um caso de protocooperação, e, assim como a dispersão de sementes, também garante o sucesso reprodutivo das plantas.

Qual é o tipo de relação ecológica entre a Rêmora é um tubarão?

Rêmora e tubarão A relação entre a rêmora e o tubarão é um caso clássico de comensalismo. A rêmora é um peixe que se fixa ao corpo dos tubarões com ventosas chamadas apreensórios. A rêmora permanece presa ao tubarão e se alimenta dos restos de comida que saem da boca do animal.

Quem são os animais frugívoros?

Exemplos de animais frugívoros

  • Fim-fim. O fim-fim é uma ave pequena, com cerca de 9,5 cm e apenas 8 gramas de peso.
  • Macaco-aranha. Também conhecido como coatá, o macaco-aranha é uma espécie que possui longos braços e pernas longas, além de uma cauda com capacidade de se agarrar a estruturas.
  • Morcegos.
LEIA TAMBÉM:   Como pegar minha restituicao do Imposto de Renda?

Qual é o tipo de relação ecológica entre algas e fungos?

Ouça este artigo: A simbiose é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é uma relação interespecífica. Nesta associação, vivem juntas determinadas espécies de algas ou bactérias fotossintetizantes e certas espécies de fungos. …