Qual a importancia dos tubarões para o ecossistema marinho?

Qual a importância dos tubarões para o ecossistema marinho?

Tanto para o ecossistema como para o ser humano, os tubarões são de grande importância. Por serem grandes predadores, estão no topo da cadeia alimentar e contribuem para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas. Além disso, muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos.

O que acontece com o tubarão se ele parar de nadar?

Se um tubarão parar de nadar, a circulação da água cai abaixo do nível necessário para a respiração e o animal pode morrer sufocado. O processo de garantir um fluxo adequado das guelras para mover-se para a frente é conhecido como “ventilação ram”.

O que aconteceria se os tubarões fossem extintos?

“Caso os tubarões parem de existir, os peixinhos explodiriam na população, porque nada os come. Logo, a comida deles – plâncton, microrganismos, camarões pequenos – iria embora, e então todos os peixes pequenos morreriam de fome”, disse Daly-Engel à Live Science.

LEIA TAMBÉM:   Quando a ambicao vira ganancia?

Porquê os tubarões são importantes?

A principal função dos tubarões é retirar os peixes e animais doentes e debilitados, que viram presa fácil. Mas os tubarões também se alimentam de espécies menores, parte importante da seleção natural. A importância de um animal no topo da cadeia alimentar é enorme, acima de tudo para a saúde do oceano.

Porque o tubarão não pode ficar parado?

Para que as brânquias obtenham o oxigênio da água, o tubarão deve se manter em movimento. Talvez seja por isso que as pessoas imaginem que, se fica parado, ele para de respirar e morre. Das 400 espécies de tubarões que existem no oceano, apenas 20 usam a ventilação ram.

Porque o tubarão não afunda?

Assim como outros peixes cartilaginosos, o tubarão não possui bexiga natatória, uma estrutura relacionada com a flutuação. Para garantir a flutuabilidade, esses peixes contam com um fígado rico em óleo.