Qual a importancia dos meliponineos?

Qual a importância dos meliponíneos?

Assim como no mundo, as abelhas possuem uma grande importância no ecossistema brasileiro. Os chamados meliponíneos, tribo que compreende as abelhas sem ferrão e congrega as espécies nativas do Brasil, são os principais responsáveis pela polinização da grande maioria das espécies vegetais do nosso país.

O que pode prejudicar uma abelha sem ferrão?

Mas além das abelhas “comuns” que conhecemos, temos um problema ainda maior: as pequenas abelhas sem ferrão (ASF) que são negligenciadas e sofrem com o desmatamento, uso de agrotóxicos, poluição, queimadas, ação predatória do homem sem manejo correto, introdução de espécies invasoras e principalmente a falta de …

Qual a importância das abelhas nativas?

Sozinha, ela poliniza cerca de 30\% a 60\% das plantas da Caatinga, Pantanal e parte da Mata Atlântica. A espécie contribui para a manutenção da flora do bioma, uma vez que é seletiva e poliniza apenas espécies vegetais nativas.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona o golfinho que solta bolhas?

O que é meliponicultura e qual a sua importância para a agroecologia?

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos), especialmente das tribos meliponini e trigonini. Na meliponicultura, as colméias são organizadas em Meliponários e era praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México.

Qual a importância da meliponicultura para o ambiente e a agricultura familiar?

A meliponicultura pode ter importante papel na maior atenção e conservação das Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), pois desestimula a degradação e o desmatamento, uma vez que é preciso oferecer áreas nativas como pasto (local de alimentação) para as melíponas.

Qual a importância das abelhas nativas para as florestas nativas do Brasil?

São os agentes mais adaptados e os mais importantes no processo de polinização. Responsáveis por até 90\% do transporte de pólen e fecundação das árvores nas florestas, as abelhas se tornam espécies inestimáveis para a manutenção da natureza, nascimento de novas árvores e indiretamente, até mesmo pela pureza do ar.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tamanho dos caninos do leao?

Qual a importância da polinização para nossa saúde?

Cerca de 70\% do que comemos depende de agentes polinizadores como as abelhas. Não é à toa que Albert Einstein já havia afirmado que “se as abelhas desaparecessem da face da Terra, a espécie humana teria somente mais quatro anos de vida. Sem abelhas não há polinização. Ou seja, sem plantas, sem animais, sem homens”.