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Qual a importância do PPP para o ambiente escolar?
Apesar de o PPP ser um instrumento burocrático, caracteriza-se também por ser democrático, por definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade. Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade.
Quais são as três dimensões do planejamento educacional?
De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.
Quais são os exemplos de planejamento de ensino?
Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
- Reflita sobre o público-alvo.
- Escolha o tema da aula.
- Defina o objetivo a ser alcançado.
- Defina o conteúdo a ser abordado.
- Decida a duração da aula.
- Selecione os recursos didáticos.
- Defina a metodologia a ser utilizada.
- Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.
Quais os itens que compõem o PPP?
Para otimizar esse processo, alguns especialistas recomendam que a elaboração do PPP/PP contemple basicamente sete itens essenciais:
- Identificação completa da escola:
- Missão da escola:
- Contexto da instituição:
- Dados atualizados sobre o ensino e a aprendizagem:
- Recursos disponíveis:
- Diretrizes pedagógicas:
- Plano de ação:
Como deve ser a elaboração do projeto político pedagógico?
Como desenvolver um Projeto Político Pedagógico para a sua escola…
- Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP.
- Utilize linguagem simples.
- Faça uma análise realista.
- Sonhe.
- Respeite as diretrizes legais.
- Elabore um Projeto Político Pedagógico concreto.
- Defina as prioridades.
- Disponibilize o documento.
Quais são as dimensões do planejamento?
Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.
Quais são as três partes do PPP?
O PPP é composto por três grandes partes que se articulam entre si:
- O Marco Referencial é a tomada de posição da instituição.
- O Diagnóstico é o levantamento de dados da realidade da escola.
- A Programação é a proposta de ação que se articula com o Marco Referencial e o Diagnóstico.