Qual a importancia do monitoramento da fauna silvestre?

Qual a importância do monitoramento da fauna silvestre?

O monitoramento da fauna silvestre é importante tanto para o empreendimento quanto para a preservação da fauna. Além disso, o monitoramento da fauna silvestre é fundamental para garantir a preservação das espécies. A partir dele, é possível ter uma avaliação real da quantidade de espécies e animais na região.

O que é Monitoramento da Biodiversidade?

Monitorar a biodiversidade é realizar um conjunto de atividades de longo prazo que permita avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, como a perda de habitat, as alterações da paisagem, a sobre-explotação de espécies e as mudanças climáticas.

Qual a importância do monitoramento de áreas florestadas?

A conservação da fauna silvestre em áreas florestadas é reconhecida como de vital importância na estabilidade biológica, na manutenção da biodiversidade, no controle biológico de pragas, na manutenção dos valores estéticos da natureza e nos processos de renovação da vegetação nas reservas naturais.

LEIA TAMBÉM:   Quem tem direito a 6 parcelas de seguro-desemprego?

O que é Monitoramento da fauna?

O programa de monitoramento da fauna é exigido no processo de licenciamento ambiental para determinar quais impactos podem ser causados pela instalação e/ou operação de determinado empreendimento ou atividade sobre a fauna silvestre local e regional.

O que é Monitoramento Participativo?

Envolve as populações locais tradicionais no processo de coleta de dados, análises e aplicação dos resultados, além de permitir compreender melhor as dinâmicas locais. Assim alia-se o conhecimento tradicional e científico para objetivos comuns.

O que é monitoramento in situ?

Basicamente, o monitoramento adaptativo é definido como um sistema de monitoramento dinâmico e adaptável a distintas situações ou propostas, de modo a não comprometer a integridade da série temporal de dados.