Qual a importancia do melhoramento genetico visando resistencia a doencas de plantas?

Qual a importância do melhoramento genético visando resistência a doenças de plantas?

Dentro do manejo integrado, a resistência genética é um importante componente por ser uma tecnologia de baixo custo e consequentemente, fácil de ser adotada pelos agricultores alem de reduzir a poluição do meio ambiente causada pelo uso indiscriminado de defensivos agrícolas.

Quais são as etapas básicas que devem ser seguida para o melhoramento de plantas visando a resistência a doenças?

Etapas básicas:

  • Identificar fontes de resistência;
  • Incorporar estes genes em cultivares comerciais.
  • Traçar a melhor estratégia para que a resistência seja durável.

Quais fatores podem afetar a resistência das plantas a insetos?

Causas/Mecanismos de resistência As principais causas da resistência podem ser agrupadas como: Físicas: representada pelas radiações, pode interferir na atratividade, desenvolvimento e reprodução dos insetos.

Como as plantas espontâneas podem interferir em áreas de cultivo?

As plantas espontâneas (ervas daninhas) podem atuar como protetoras do solo contra erosão, hospedeiras alternativas de inimigos naturais, pragas e patógenos ou como mobilizadoras e cicladoras de nutrientes de fácil mobilidade.

LEIA TAMBÉM:   Quantos presidentes teve Guine-bissau?

Qual a importância do melhoramento genético visando resistência a doenças de plantas e quais os passos de um programa de obtenção e utilização de variedades resistentes?

O melhoramento para resistência a doenças é um dos principais objetivos do melhoramento. Isto porque o controle de doenças através do uso de variedades resistentes é o mais barato e de fácil utilização. Em algumas espécies, o controle de importantes doenças só é feito através da utilização de variedades resistentes.

Quais os fatores que influenciam a resistência das plantas?

Relativa. Hereditária.

  • Repetibilidade. Específica.
  • Resistência múltipla. Genótipos selvagens e comerciais.
  • Quais são os fatores de resistência de plantas?

    Os hormônios Ácido Salicílico, Ácido Jasmônico e Etileno participam ativamente dos sistemas de resistência das plantas, que pode ser do tipo resistência sistêmica adquirida (RSA), com a participação do Ácido Salicílico ou resistência sistêmica induzida (RSI), com a influencia do Ácido Jasmônico e Etileno.

    Quais são as plantas espontâneas?

    Plantas que nascem sem serem cultivadas nos mais diferentes locais. São chamadas de inço ou mato e muitas são consideradas invasoras ou daninhas. Apesar de tudo podem apresentar pequenas flores de beleza singela.