Qual a importancia do descarte correto de residuos?

Qual a importância do descarte correto de resíduos?

O descarte incorreto de resíduos de saúde pode não apenas afetar o meio ambiente, mas também a vida das pessoas, bem como, com isso, colocar o sistema de saúde em risco. Fora isso, a instituição de saúde que não descarta corretamente os resíduos que produz pode sofrer penalizações, como multas.

Como fazer o descarte de resíduos sólidos?

– Aterro Sanitário: Em um local impermeabilizado, os resíduos sólidos são colocados no solo, mediante a camadas de material próprio. Incineração: Utiliza-se a combustão controlada para redução de peso e do volume do lixo.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se um cachorro comer massinha?

Qual a importância do descarte?

O risco do descarte incorreto é a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças e agravando a poluição do solo, do ar e da água.

Como é feito o descarte de lixo no Brasil?

Diariamente são descartadas 240 mil toneladas de lixo no Brasil, das quais mais de 70\% tem como destino aterros sanitários. A maior parte dos 30\% de resíduos restante também não é destinada de forma correta, sendo descartada em terrenos abertos e até mesmo córregos, rios e áreas florestais próximas de centros urbanos.

Qual a legislação aplicável aos resíduos sólidos?

Legislação Aplicável – Resíduos Sólidos Federal: LEI FEDERAL nº. 12.305/10, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605/98. DECRETO FEDERAL nº 875/93, promulga o texto da Convenção sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito.

O que são considerados resíduos sólidos?

Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais impostos exigidos para o produtor rural?

Qual a importância do descarte correto do lixo eletrônico?

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

Como melhorar o descarte de lixo no Brasil?

Veja quais medidas poderiam tornar o descarte de lixo mais adequado no Brasil

  1. evitar o desperdício de alimentos;
  2. incentivar o consumo sustentável;
  3. reforçar as políticas de logística reversa;
  4. estimular a diminuição da geração de resíduos;
  5. fiscalizar de forma mais eficiente os aterros sanitários;

Qual é a situação do lixo no Brasil?

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.

O que a legislação diz sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos?

A lei 12.605 foi sancionada em 02 de agosto de 2010 e é um importante instrumento que traz muitos benefícios, principalmente para as empresas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e as empresas lidarem com os resíduos gerados.

LEIA TAMBÉM:   Quais os sintomas da contaminacao por Trichinella?

Qual seria a legislação atual mais indicada para o resíduo sólido e sua classificação?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Quais são os resíduos sólidos urbanos?

Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) compreendem, principalmente, resíduos gerados em aglomerações humanas em áreas urbanas. Dentre os principais tipos de resíduos estão: os resíduos residenciais, comerciais, industriais, dos serviços de saúde, da construção civil e aqueles provenientes da limpeza pública.