Qual a importancia do Complexo de Edipo para o profissional de enfermagem?

Qual a importância do Complexo de Édipo para o profissional de enfermagem?

Para a Psicologia, o complexo de Édipo garante uma sustentação teórica fundamental para analisar o dia a dia das pessoas e fazer uma psicoterapia de qualidade. Para quem não é profissional da área, conhecer as diferentes fases do mito edipiano fornece uma melhor compreensão da realidade, sobretudo familiar e sexual.

O que é Complexo de EDPO?

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.

Como entender o Complexo de Édipo?

O Complexo de Édipo é um termo basicamente usado para descrever os sentimentos de um menino à sua mãe (atração) e ao seu pai (repulsa). Isto é, o desejo do menino pela mãe e o consequente ciúme que ele sente do pai. É como se o filho visse o pai como um rival, ao querer a atenção e afeto de sua mãe.

LEIA TAMBÉM:   Como podemos calcular PI?

O que é Complexo de Édipo invertido?

Complexo de Electra (ou complexo de Édipo invertido) O conceito segue o mesmo parâmetro usado por Freud no complexo de Édipo feminino, no qual as meninas desenvolvem uma identificação com a mãe desejando, inconscientemente, eliminá-la para possuir o pai.

Qual a importância do complexo de Édipo no desenvolvimento infantil?

O Complexo de Édipo é de extrema importância para a formação da personalidade da criança. A primeira definição feita por Freud era o fato de o filho apaixonar-se pela mãe e ter ciúmes do pai, conferindo ao Complexo de Édipo um caráter de universalidade. Assim para Freud (1924, apud GOMES, 1998 p.

Como Freud chegou ao complexo de Édipo?

Na psicanálise, o Complexo (ou síndrome) de Édipo, é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939). Ele foi embasado na tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles. Com isso, segundo Freud, o garoto, nessa fase confusa de construção de libido, cria um desejo pelo sexo oposto, no caso, sua mãe.

LEIA TAMBÉM:   O que e metal com banho dourado?

Quais são os tipos de complexos?

Exemplos

  • Complexo de Adônis.
  • Complexo de Don Juan.
  • Complexo de herói.
  • Complexo de Laio.
  • Complexo de Cinderela.
  • Complexo paterno.
  • Complexo de deus.
  • Complexo de Jonas.

O que é ter complexo de inferioridade?

O complexo de inferioridade é um sentimento inconsciente de uma pessoa se sentir inferior à outra por algum motivo ou situação.

Como o complexo de Édipo é resolvido?

O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica. É quando aparece o Complexo de Castração. O menino acha que será castrado pelo pai por desejar a mãe. Dessa forma, o menino se volta para o pai, se aliando à ele e entendendo que esta é a única forma de ultrapassar este conflito.

Que aspectos da narrativa são fundamentais para caracterizar o complexo de Édipo?

Freud explica “O complexo começa a se manifestar quando o menino começa a manifestar de forma exagerada a preferência pela mãe. O menino passa a desejar que a mãe exista somente para ele, torna-se ciumento em relação ao pai e faz tudo para eliminá-lo de sua convivência com a mãe.

LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor seguradora?

O que é complexo de Édipo negativo?

Pressupõe-se a ansiedade como mais presente nos homens, e enquanto originada por sexualidade interiorizada na relação com o pai, ou seja, no Édipo negativo. Tem-se, desde o início, o Édipo positivo, com agressividade em relação ao pai, e, depois, o Édipo negativo, com sexualidade em relação ao pai.

Qual é a história do desenvolvimento infantil que é narrada pelo complexo de Édipo?

O mito conta a história de Laio, rei de Tebas, que teria sido avisado por um Oráculo sobre seu futuro maldito: ele seria assassinado por seu próprio filho que se casaria com sua mulher, ou seja, a mãe deste.