Qual a importancia do certificado digital para contadores?

Qual a importância do certificado digital para contadores?

A atribuição de segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente é o que confere a importância do uso de certificados digitais para contadores. Além disso, possibilita otimizar o tempo através da redução da burocracia, viabilizando o envio e reconhecimento de firma diretamente de um computador.

Como funciona o e-contador?

O e-Contador garante, através da criptografia, a autenticidade e integridade das transações realizadas. Ele também dispensa a necessidade de deslocamento até cartórios, pois você assinar documentos digitalmente e com validade jurídica, o que gera uma economia com custo de deslocamento, reconhecimento de firma, entre outros.

Qual a validade do certificado digital?

Além disso, o certificado digital assinado digitalmente confere ao documento a identidade do titular no meio eletrônico, ou seja, por meio da criptografia de dados garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas. E o mais importante, tudo que for realizado por meio de certificado digital tem validade jurídica.

Como fazer a emissão do certificado digital?

Tanto pessoas físicas (cidadãos), quanto jurídicas (empresas e órgãos governamentais) podem fazer uso do certificado digital. A emissão é feita por uma Autoridade Certificadora que associará o usuário a um par de chaves criptográficas pública ou privada. A primeira codifica o documento e a segunda associa a ela a chave decodificada.

Será que os profissionais contábeis poderão assinar digitalmente?

Profissionais contábeis apenas poderão assinar digitalmente mediantes certificados de pessoa física – e-CPF e e-PJ. No caso da pessoa jurídica, poderá ser utilizado certificado digital dos tipos A1 e A3.

Qual a opção para emissão de certificados digitais?

Para a emissão de certificados digitais, a empresa pode contar com duas opções: NF-e ou e-CNPJ. A principal diferença é que, ao adotar o certificado NF-e, a empresa poderá designar um funcionário apenas para a emissão das notas fiscais.