Qual a importancia de sabermos nossos direitos e deveres O que isso influencia em nossa vida?

Qual a importância de sabermos nossos direitos e deveres O que isso influencia em nossa vida?

É muito importante que todo cidadão saiba, além de seus deveres na sociedade, os direitos que tem, ou então não terá como utilizar da justiça para cobrá-los. Existem direitos políticos, civis, sociais… Direitos que pautam nosso comportamento e que nos dizem o como devemos agir e aquilo que podemos exigir.

Qual é a relação entre direito e dever?

Ainda que direitos e deveres sempre estejam diretamente relacionados, existe certa assimetria entre os elementos desse par. Não se pode estabelecer uma relação de equivalência entre tais elementos. Em muitas situações, cumprir com o dever independe do fato de os direitos correspondentes estarem ou não assegurados.

Como o cidadão tem que ser consciente das suas responsabilidades?

O cidadão tem que ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade e, para que alcancemos o bom funcionamento, todos têm que dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

LEIA TAMBÉM:   Quem tem dor na coluna pode andar de moto?

Qual é a execução responsável da cidadania?

Para uma execução responsável da cidadania, é necessário que os habitantes de qualquer região se comprometam a participar de maneira limpa e organizada em todas as atividades que requerem votação e eleição popular. O objetivo do exposto é salvaguardar o bem comum da nação e proteger os interesses coletivos e individuais.

Por que a cidadania implica viver em sociedade?

Cidadania implica vivermos em sociedade, na construção de relações, na mudança de mentalidade, na consciência e reivindicação dos direitos, mas também no cumprimento dos deveres.

Por que é importante falar em cidadania?

Por que é importante falarmos em cidadania? A Constituição Federal – promulgada em 1988 – ficou conhecida como Constituição Cidadã e tornou-se o principal símbolo da redemocratização no país. Fonte: Arquivo Agência Brasil.