Qual a importancia de estudos de series temporais para a vigilancia epidemiologica?

Qual a importância de estudos de séries temporais para a vigilância epidemiológica?

A análise de séries temporais contempla essa preocupação em derivar conhecimentos sobre a movimentação recente das medidas de interesse em saúde, prever resultados e reconhecer fatores que interferem sobre eles. O enfoque deste manuscrito visa a análise de medidas de in- teresse para estudos epidemiológicos.

O que é sazonalidade epidemiologia?

SAZONALIDADE – É a propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação (sazão) do ano. As doenças são sujeitas à variação sazonal com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo de transmissão.

Como calcular a alteração percentual?

Existem três métodos que você pode usar para calcular a alteração percentual, dependendo da situação: a abordagem linear, a fórmula do ponto médio ou a fórmula de composição contínua. A abordagem linear é melhor para alterações que não precisam ser comparadas a outros resultados positivos e negativos.

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor para compra de carro para deficiente?

Será que se trata de um aumento percentual?

Se o número for positivo, isso indica que se trata de um aumento percentual, enquanto o número negativo demonstra que se trata de uma diminuição percentual. Você também pode usar uma equação modificada para determinar a diminuição percentual em vez de trabalhar com valores negativos.

Como calcular o aumento percentual?

Subtraia o valor original do novo. Ao calcular o aumento percentual, o número menor representa o valor original (ou antigo) e o número maior representa o valor novo (ou final) — o oposto é verdadeiro ao se calcular a diminuição percentual. É possível usar essa fórmula para calcular ambas as situações.

Por que ocorre o reajuste anual?

O reajuste anual geralmente ocorre por dois motivos. O primeiro diz respeito aos empregados que recebem o salário mínimo, cujo reajuste anual é feito pelo próprio governo federal. O segundo motivo diz respeito aos acordos coletivos de trabalho (ACT), que são resultado de negociações sindicais entre representantes da empresa e empregados.