Qual a importancia da ultrassom obstetrica?

Qual a importância da ultrassom obstétrica?

O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para identificar a idade gestacional, avaliar crescimento e vitalidade do bebê, além de detectar gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de eventuais malformações fetais.

O que é cavitação por ultrassom?

A cavitação é a criação de bolhas com gás, tendo dimensões de micrômetros. Existem dois tipos de cavitação, a estável e a instável. A estável é o surgimento de bolhas que balançam de um lado para o outro, dentro das ondas de pressão do ultrassom.

Qual a profundidade do ultra-som?

Segundo Hayes, Sandrey e Merrick (2001), o ultra-som de 1 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas a uma profundidade igual ou maior que 2,5cm, enquanto o ultra-som de 3 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas a uma profundidade menor que 2,5cm.

Qual a frequência dos aparelhos de ultra-som?

LEIA TAMBÉM:   Qual o preco do remedio Avastin?

Foram obtidas medidas de 83 aparelhos de ultra-som em uso, que foram testados em 4 intensidades (0.5, 1.0, 1.5, e 2.0 W/cm2) usando o modo contínuo com uma frequência de 1 MHz.

Qual a frequência do ultra-som terapêutico?

O ultra-som terapêutico caracteriza-se por apresentar uma frequência de 1 ou 3 mega hertz (MHz), sendo que alguns equipamentos apresentam uma maior variação das frequências na forma de onda pulsada. O controle da frequência de saída do ultra-som proporciona ao terapeuta o controle da profundidade a ser atingida pela energia.

Qual a calibração dos aparelhos de ultra-som?

Estudos relatam a falta de uma apropriada calibração nos aparelhos de ultra-som utilizados, o que vem a se confirmar pela pesquisa de ARTHO et al. (2002), que publicaram um trabalho com o propósito de verificar aparelhos de ultra-som usados nas clínicas com relação à calibração de intensidade e de precisão de tempo.