Qual a importancia da saude mental para voce?

Qual a importância da saúde mental para você?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar com a saúde mental em dia significa ter bem-estar, o qual resulta em uma satisfação em viver e contribuir com o ambiente em que vive. É por isso que, mais do que nunca, ficar atento à sua saúde mental é algo tão importante para você!

Como está a saúde mental dos profissionais da saúde?

A sobrecarga de trabalho – problema muito comum nos períodos de pico da pandemia – é mais um fator que coloca em risco a saúde mental de profissionais da saúde. Da pressão psicológica, do excesso de trabalho, dos medos e incertezas que são fruto da função, a possibilidade de surgirem transtornos mentais é grande.

Como a pandemia afetou a saúde mental dos profissionais de saúde?

Além disso, o levantamento constatou que mais de dois terços dos profissionais (69\%) relataram não se sentir preparados para lidar com a pandemia. Cerca de 87\% declarou sentir medo; 67\%, ansiedade; 58\%, outros sentimentos em comum foram o cansaço; 50\%, tristeza devido a todo o contexto.

LEIA TAMBÉM:   Quem faz faculdade de astronomia pode trabalhar em que?

Como cuidar da saúde mental dos profissionais de saúde?

Incentive os hábitos saudáveis Nesse caso, os descansos entre os turnos são primordiais. O profissional precisa reconhecer suas limitações e não exigir tanto de si mesmo. Práticas como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cigarros ou quaisquer outros tipos de vício também precisam ser deixados de lado.

Como se deu a evolução da saúde mental no Brasil?

No século XIX, iniciou-se a transformação da Saúde Mental do Brasil, onde as discussões em relação aos transtornos mentais ganharam força. Nesse período o doente mental era considerado um perigo para a sociedade, por isso, era ele excluído da sociedade.

Qual a importância de cuidar da saúde mental dos profissionais de saúde?

Uma saúde mental em dia possibilidade que o funcionário consiga aplicar todas as suas habilidades e competências de forma produtiva, além de ter a capacidade emocional necessária para suportar todas as adversidades e situações de estresse que fazem parte do exercício da profissão.