Qual a importancia da atuaria para as organizacões?

Qual a importância da atuária para as organizações?

O trabalho do atuário é fundamental. É o atuário quem vai calcular o valor necessário para garantir os benefícios do plano, seja para quem já se encontra recebendo o benefício (aposentados e pensionistas), seja para quem ainda está trabalhando na empresa (participantes ativos).

Qual é o objeto e o objetivo da atuária?

As Ciências Atuariais (Atuária) é a ciência que que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas: econômicas, financeiras e biométricas, com o objetivo de prover proteção social. A ligação da Ciências Atuariais com as indústrias de seguros e previdência é historicamente relevante.

Quem é o profissional que analisa riscos dentro das seguradoras?

Responsável por mensurar e administrar riscos dentro das seguradoras, esse profissional analisa variáveis e precifica apólices. No caso de um carro, para ficar no exemplo mais simples, isso significa analisar no detalhe o local em que o veículo fica estacionado, o perfil do proprietário e a probabilidade de sinistro.

Será que o Atuário é um gestor de riscos?

Contudo, atualmente, entende-se que o atuário é muito mais do que um técnico, mas um gestor de riscos, apto a inserir-se em qualquer instância do ciclo de Gestão dos Riscos. A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.

LEIA TAMBÉM:   Qual o nome dos prefeitos do Brasil?

Quais os números do setor de seguradoras?

Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras, na última década, esse mercado avançou anualmente no ritmo de dois dígitos, mesmo com a economia fraca. Em 2019, enquanto o PIB cresceu 1\%, o setor avançou 12\%, arrecadando 270 bilhões de reais, sem considerar planos de saúde e DPVAT.

Qual a ligação com as indústrias de seguros e Previdência?

A ligação da Ciências Atuariais com as indústrias de seguros e previdência é historicamente relevante. Contudo, atualmente, entende-se que o atuário é muito mais do que um técnico, mas um gestor de riscos, apto a inserir-se em qualquer instância do ciclo de Gestão dos Riscos.