Qual a funcao do surfactante pulmonar para o feto?

Qual a função do surfactante pulmonar para o feto?

Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores. Isso permite com que o pulmão ventile melhor, otimizando as trocas gasosas entre o pulmão e o sangue. Efeito do surfactante reduzindo a tensão superficial do alvéolo pequeno.

O que é Colabamento dos alvéolos?

Significado de Colabamento [Medicina] Condição anormal de um órgão em que suas paredes, geralmente separadas, passam a entrar em contato uma com a outra ou se ligam: colabamento dos alvéolos pulmonares.

Quando começa a produção de surfactante?

O pesquisador explica: “O surfactante começa a ser detectado no pulmão humano a partir da 24ª semana de gestação. A sua produção aumenta gradativamente e atinge o valor máximo por quilograma de massa corpórea na gestação de termo, a que chega a completar 40 semanas.

LEIA TAMBÉM:   Como prevenir a febre aftosa em bovinos?

O que diminui a complacência pulmonar?

A complacência é a forma com que o parênquima pulmonar consegue acomodar o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório. Exemplos de redução da complacência pulmonar: pneumotórax, edema pulmonar, derrame pleural volumoso, fibrose pulmonar, dentre outros.

O que significa a palavra Colabar?

Segundo Houaiss, colabar provém do verbo latino colabo, are, que tem o sentido de desabar, cair, balançar e, em português, tomou a acepção equivalente a “provocar ou sofrer aluimento (um órgão ou estrutura de um órgão)”.

O que evita o Colabamento pulmonar?

O surfactante pulmonar tem a função de diminuir a tensão superficial nos alvéolos, impedindo seu colabamento e aumentando a complacência pulmonar.

Qual a importância da substância surfactante no interior dos alvéolos como ela é produzida?

A principal função do surfactante pulmonar é formar uma camada de filme que permitir a abertura adequada dos alvéolos pulmonares e permitir a respiração, através da: Manutenção da abertura dos alvéolos; Diminuição da força necessária para a expansão dos pulmões; Estabilização do tamanho dos alvéolos.

LEIA TAMBÉM:   O que e resgatar pontos da Caixa?

Qual a fonte do surfactante pulmonar?

Os pneumócitos do tipo II são responsáveis pela produção do surfactante pulmonar (dipalmitoilfosfatidilcolina), é uma mistura lipoproteica com propriedades tensoativas que resultam na redução da tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar, evitando o colabamento das zonas …