Qual a funcao do orgao chamado Clasper dos tubarões e raias?

Qual a função do órgão chamado Clasper dos tubarões e raias?

Claspers: estruturas encontradas nos tubarões machos que funcionam como órgãos responsáveis pela deposição do gameta no interior do corpo da fêmea. Devido a essa característica, dizemos que a fecundação do tubarão é interna.

Como podemos diferenciar morfologicamente os tubarões das raias e das quimeras?

Tubarões e raias possuem de cinco a sete pares de arcos branquiais em cada lado da cabeça, que se abrem separadamente na forma de fendas branquiais externas. As quimeras possuem cinco pares de arcos branquiais de cada lado da cabeça, mas todos cobertos externamente por uma placa cartilaginosa revestida de pele.

Porque o tubarão tem esqueleto cartilaginoso?

Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras. A maioria das espécies de condrictes é marinha. A principal característica desses organismos é que eles possuem um esqueleto constituído por cartilagem, embora possam ser impregnados com cálcio.

LEIA TAMBÉM:   O que exigir em uma vaga de emprego?

Quantas fendas Branquiais tem o tubarão?

As brânquias estão presas à parede de 5 a 7 pares de sacos branquiais, cada um com uma abertura individual em forma de fenda, abrindo á frente da barbatana peitoral nos tubarões ou na superfície ventral das raias. Nas quimeras apenas existe uma fenda branquial.

O que é clásper e qual é a sua função?

Enquanto os peixes ósseos possuem fecundação externa, os cartilaginosos possuem uma estrutura chamada clásper, que atua auxiliando na reprodução interna. O clásper é uma nadadeira pélvica modificada que auxilia na introdução de espermatozoides.

Qual a diferença entre raias e tubarões?

Tubarões possuem fendas branquiais laterais, enquanto raias possuem essas mesmas fendas branquiais ventrais. Ainda mais, tubarões se locomovem por movimentação de sua nadadeira caudal, já as raias usam as nadadeiras peitorais como ‘asas’, ‘voando’ pelas águas.

Qual tipo de escama está presente nos Elasmobranchii tubarões e raias e nos osteichthyes?

placoide
Os Condrictes apresentam escamas do tipo placoide (exclusivas deste grupo), semelhantes à pequenos dentes, formadas por dentina e um esmalte de alta resistência.