Qual a forca resultante de um corpo que se move em velocidade constante?

Qual a força resultante de um corpo que se move em velocidade constante?

A Segunda lei de Newton mostra que, se não existir aceleração, não há aplicação de força resultante para os movimentos retilíneos. Como o corpo move-se com velocidade constante, podemos afirmar que a força resultante que atua sobre ele é nula.

O que acontece com um corpo quando a força resultante é nula?

A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, estabelece que, se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Quando um corpo está em movimento uniforme com velocidade?

O movimento uniforme acontece com velocidade constante. Nesse tipo de movimento, não há aceleração. O movimento uniforme ocorre em trajetórias retilíneas e sem aceleração. O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante.

Qual é a força resultante que atua sobre um corpo?

A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. De acordo com a Segunda Lei de Newton: “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”

LEIA TAMBÉM:   Qual a periodicidade do exame periodico?

Como calcular o valor da força resultante?

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

Como saber se a força resultante é nula?

Quando a resultante das forças aplicadas num corpo é nula… Um corpo parado está sujeito à acção de duas forças: o peso do corpo P e a força exercida pelo suporte RN . Estas forças têm a mesma linha de acção, a mesma intensidade e sentidos opostos; por isso a sua soma é zero – a força resultante é nula.

Quando um corpo está em movimento uniforme com velocidade V Qual é a expressão matemática que nos permite calcular a distância?

Trata-se de uma grandeza importante para o estudo do movimento uniforme. Na fórmula acima, ΔS é chamado de deslocamento e mede a distância entre as posições final (Sf) e inicial de um móvel (S0), portanto, ΔS = Sf – S0.