Qual a finalidade do acordo MEC-USAID?

Qual a finalidade do acordo MEC-USAID?

O convênio tinha como finalidade “assessorar o trabalho da Diretoria (do Ensino Superior) nos seus esforços para atingir a expansão e o aperfeiçoamento, a curto e a longo prazos, do sistema de ensino superior brasileiro, através do processo de planejamento que torna possível a preparação e a execução, por parte das …

Quais foram as consequências do acordo entre MEC e USAID para educação brasileira?

Os Acordos MEC-USAID foram implementados no Brasil com a lei 5.540/68. Essa reforma eliminou um ano de estudos, fazendo com que o Brasil tivesse apenas 11 níveis até chegar ao fim do segundo grau enquanto países europeus e o Canadá possuem um mínimo de 12 níveis.

Qual é o significado de USAID?

A participação de United States Agency For International Development (USAID) na reforma da universidade brasileira na década de 1960.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os indicadores de desenvolvimento?

O que foram os acordos MEC Usaid e quais são as características da educação tecnicista?

Os convênios, conhecidos como acordos MEC/USAID, tinham o objetivo de implantar o modelo norte americano nas universidades brasileiras através de uma profunda reforma universitária. Além disso, visava a contratação de assessores americanos para auxiliar nas reformas da educação pública, em todos os níveis de ensino.

Como a Usaid atuava?

A partir do início dos anos 1960, a USAID passou a administrar os recursos advindos dos programas de assistência para a instituição, deslocando a prioridade para a área de Ciências Agrárias (Jacobs, 2004).

Como era a educação na ditadura militar?

Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.

https://www.youtube.com/watch?v=p87uBQixPTE&pp=ugMICgJlbhABGAE\%3D