Qual a finalidade das guerras entre as cidades gregas?

Qual a finalidade das guerras entre as cidades gregas?

As principais guerras travadas pelas cidades-estado gregas foram contra o vasto Império Persa, que dominava grande parte do Oriente Médio e da Anatólia, onde haviam colônias gregas. As três cidades-estado mais poderosas, Esparta, Tebas e Atenas, queriam estabelecer uma hegemonia política e econômica na Hélade.

Quais foram as consequências das Guerras Médicas para as cidades gregas?

Principais consequências: – Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. – Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Como se chama a guerra entre os gregos e os persas?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas.

O que ganhou mais visibilidade durante o período clássico na Grécia?

Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.

LEIA TAMBÉM:   Quais os nomes dos procedimentos Dentarios?

O que foram as guerras do Peloponeso e quais suas consequências para as cidades gregas?

Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.

Qual foi o principal motivo das guerras grego persas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.