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Qual a finalidade da Matriz BCG em marketing?
Na prática, a matriz BCG vai te ajudar a ter clareza dos produtos que geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro em marketing e vendas. A matriz BCG é composta por dois eixos: Taxa de crescimento do mercado. Participação do produto no mercado.
O que é Matriz BCG e seus componentes?
Os componentes da Matriz BCG No geral, a Matriz BCG é dividida em duas partes (ou dimensões) principais, que são: a taxa de crescimento do mercado e a participação relativa do mercado, que é a participação da empresa em comparação com a participação de seu maior concorrente.
Como se aplica lá Matriz BCG en una empresa?
A aplicação prática da Matriz BCG se dá através de um plano cartesiano. Neste gráfico, é dividido dois blocos para duas análises separadas. Um dos blocos corresponde à taxa de crescimento do produto no mercado. O segundo se refere à participação do produto no mercado.
Qual a importância da Matriz BCG para o seu negócio?
A matriz BCG deve ser sempre uma ferramenta auxiliar. Você sempre precisará de outras técnicas para ter uma visão completa dos seus negócios. Devido à sua simplicidade – uma das suas características mais marcantes –, ela não pode servir para tudo. Como mencionamos anteriormente, os produtos passam por 4 estágios fundamentais em seu ciclo de vida:
Como usar a Matriz BCG?
Mesmo com essas desvantagens, a matriz BCG é uma ferramenta bastante prática e pode ajudar o seu negócio no dia-a-dia. Para que a matriz BCG seja aplicada corretamente, o empreendedor precisa ter um domínio técnico de análise avançado e várias informações sobre os seus produtos.
Quais são as classificações possíveis para uma matriz BCG?
A interligação desses índices resulta nas quatro classificações possíveis para um produto na matriz BCG: ponto de interrogação, estrela, vaca leiteira e abacaxi (também chamado de bicho de estimação). Em geral, correspondem aos lançamentos.
Qual é o nome do BCG?
O nome BCG vem da empresa de consultoria onde Bruce trabalhava quando desenvolveu esse conceito, a Boston Consulting Group. O método é todo aplicado com base no portfólio de produtos da empresa, analisando o ciclo de vida de cada um, seu desempenho no mercado e o potencial de crescimento desse mercado no qual está inserido.