Qual a fase prejudicial do amalgama?

Qual a fase prejudicial do amálgama?

Desde 1º de janeiro de 2019, o órgão não autoriza a comercialização, a fabricação ou a importação do material, uma vez que o mercúrio em pó, componente dessa liga metálica, é prejudicial à saúde bucal das pessoas.

Como é feito o descarte do amálgama?

Como descartar? Reunir os resíduos visíveis de amálgama. Armazenar em frascos inquebráveis, de boca larga, hermeticamente fechados, identificados com símbolo de risco associado, sob selo d’água (ANVISA). Os resíduos não devem ser despejados no lixo comum ou na tubulação de água/esgoto.

O que se faz com o resíduo do amálgama que sobra de uma restauração?

Excesso de restaurações de amálgama e dentes extraídos que possuam esta restauração devem ser acondicionados em recipiente inquebrável, de paredes rígidas, contendo água suficiente para cobri-los, e encaminhá-los para coleta especial de resíduos contaminados.

LEIA TAMBÉM:   Quem pode criar uma OSCIP?

Quando deve se realizar o tratamento restaurador?

Os selantes ART são indicados para dentes decíduos e dentes permanentes nas seguintes situações clínicas: sulcos e fissuras adjacentes a restaurações ART e dentes recém-irrompidos ou que apresentam cicatrículas e fissuras profundas em pacientes de alto risco à cárie e dentes com lesão de cárie restrita ao esmalte.

Quais devem ser os cuidados do cirurgião dentista para minimizar os riscos de toxicidade do amálgama?

Cuidados importantes:

  • Uso da menor relação possível de mercúrio na liga;
  • Uso de amalgamadores mecânicos seguros, que não apresentem vazamentos de mercúrio;
  • Uso de isolamento absoluto para evitar queda de amálgama na cavidade bucal. Nota: a mucosa do assoalho da cavidade bucal é altamente permeável.

Quais as principais desvantagens do uso do amálgama?

O cirurgião-dentista comenta também sobre as desvantagens desse material. Johnathan explica: “Esse material é anti-estético; tem presença de mercúrio na composição (potencialmente tóxico ao profissional e ao paciente); e liga sujeita a corrosão, implicando em pigmentação indesejável da estrutura dentária”.

LEIA TAMBÉM:   Em que America fica os Estados Unidos e o Canada?

Como é feita a manipulação do amálgama?

É realizada, primeiramente, a trituração mecânica do material em amalgamador pelo tempo determinado pelo fabricante. Após a trituração o amálgama deve apresentar aspecto liso, homogêneo e não granuloso. Nesse momento é feita a inserção na cavidade com o auxílio de um porta-amálgama.

O que é resíduo de amálgama?

Os resíduos de amálgama dentário gerados durante a confecção ou remoção de restaurações causam séria contaminação ambiental quando dispostos impropriamente no lixo ou descartados nos sistemas de esgoto.

Quais as indicações para o Tratamento Restaurador Atraumático?

O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) possibilita o tratamento de cárie com o auxílio de instrumentos manuais (curetas odontológicas) e posteriormente a restauração da cavidade com cimento de ionômero de vidro (CIV). Na maioria dos casos, a anestesia e o isolamento absoluto são dispensados.

Como funciona o tratamento restaurador Atraumatico?

Resumo: O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias, sendo caracterizada pela remoção parcial da dentina atingida pela cárie e selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.