Qual a estrutura da medula espinhal?

Qual a estrutura da medula espinhal?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.

Quais estruturas anatômicas protegem a medula?

As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Entre as vértebras, encontram-se discos, compostos de cartilagem, que servem de amortecedores para a coluna vertebral.

O que é a medula espinhal onde se localizam e quais suas funções?

Composta por células nervosas e localizada no canal interno das vértebras, a medula espinhal é um cordão cilíndrico, que fica logo abaixo das costelas. A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.

Onde está alojada a medula espinhal?

A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.

LEIA TAMBÉM:   Qual a menor Arena NBA?

É uma das estruturas que formam a substância branca da medula espinhal?

A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.

Qual o nome da estrutura terminal da medula espinhal?

O filamento terminal é formado por pia-máter, uma das membranas que formam as meninges. Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter. Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura.

O que são os cornos na medula?

O corno anterior da medula é cada uma de duas formações de matéria cinzenta da medula espinhal situadas à frente do canal ependimário. As raízes anteriores, ou ventrais são motoras; a raiz posterior (dorsal) que possui em seu trajeto um engrossamento ou gânglio espinhal é sensitiva.

O que são colunas na medula?

Uma coluna de ossos denominados vértebras compõe a coluna vertebral. As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.

Há cinco regiões no total formando a seguinte estrutura: cervical, torácica, lombar, sagrada e coccígea. Externamente, a medula espinhal contém uma fissura mediana anterior, juntamente com dois sulcos ântero-laterais em seu lado ventral e um correspondente sulco mediano posterior e sulcos póstero-laterais em seu lado dorsal.

LEIA TAMBÉM:   Qual estacao do ano estamos 2021?

Quais são as regiões da medula espinal?

A medula espinal pode ser subdividida em cinco regiões: 1 cervical 2 torácica 3 lombar 4 sacral (sagrada) 5 coccígea More

Qual a substância mais escura na medula espinhal?

Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter. Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura. A região mais clara é o que chamamos de substância branca, enquanto a mais escura é chamada de substância cinzenta.

Qual a medula espinhal mais grossa?

A dura-máter é a meninge mais externa e mais grossa, sendo ricamente inervada. A medula espinhal apresenta substância branca, mais externa, e substância cinza, mais interna, estando esta disposta na forma da letra H.

Qual é o comprimento da espinha dorsal?

Possui cerca de 45 cm de comprimento em homens e 42 cm em mulheres. Ela se encontra dentro da coluna vertebral, também conhecida como espinha dorsal, estendendo-se a partir do bulbo e ocupando o espaço que segue do forame magno até a junção entre a primeira e a segunda vértebra lombar.

Será que a medula espinhal faz parte do sistema nervoso?

Apesar de ser confundida com a medula óssea, aquela está relacionada com a produção de células sanguíneas, enquanto que a medula espinhal faz parte do sistema nervoso central.

Quais são os neurônios da medula espinhal?

Na medula espinhal podemos encontrar, por exemplo, neurônios motores, que são responsáveis por comandar importantes funções, como a contração de músculos esqueléticos de vários segmentos do corpo.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o significado do nome Naomi?

Cortada transversalmente, a medula espinhal revela uma estrutura em forma de H que corresponde à substância cinzenta e onde estão localizados corpos celulares de neurônios.

Quais são os segmentos da medula espinal?

Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral. Existem 8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 torácicos, 5 lombares,

Quais são os pares de nervos da medula espinal?

Existem 8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo (um total de 31 pares). Secção transversal da medula espinal. Tal como outras partes do sistema nervoso central, a medula espinal possui substância cinzenta e branca e pode ser dividida em quatro superfícies: uma anterior, uma posterior e duas laterais.

Quando a medula espinhal atinge o seu tamanho adulto?

A medula espinhal atinge o seu tamanho adulto antes de o canal vertebral o atingir, deste modo até ao terceiro mês de vida fetal ( embriologia do sistema nervoso ), ambos apresentam aproximadamente a mesma taxa de crescimento, apresentando-se a medula a preencher todo o canal vertebral.

Como é irrigada a medula espinhal?

A medula espinhal é, essencialmente, irrigada por ramos de três artérias: a artéria subclávia (segmentos C1 a D2), a artéria aorta (segmentos D3 a L1) e a artéria ilíaca interna (segmentos L1 a S5). Essencialmente, a vascularização é assegurada por dois sistemas: um vertical e um horizontal.

Qual a substância cinzenta da medula espinhal?

A substância cinzenta da medula espinhal está especializada regionalmente de tal forma que o corno posterior contém neurónios sensitivos, interneurónios e neurónios de projecção; o corno anterior contém neurónios motores; e o corno intermédio contém neurónios autónomos pré-ganglionares.