Qual a diferenca entre terapia ludica diretiva e terapia ludica nao diretiva?

Qual a diferença entre terapia lúdica diretiva e terapia lúdica não diretiva?

E, diferente da terapia não-diretiva, onde os jogos são decididos pela criança, na terapia diretiva, normalmente os jogos são pré-determinados para cada paciente. Porém, apesar da terapia diretiva exigir o auxílio do terapeuta, ainda há espaço para a expressão da criança.

O que é ludoterapia comportamental?

De acordo com as pesquisas de Gadelha e Menezes (2004) entende-se por ludoterapia comportamental, todo o processo psicoterapêutico que envolve o recurso a jogos, brinquedos, desenhos e livros de histórias com o objetivo de perceber alterar um comportamento.

O que significa a ludoterapia não diretiva?

173-174). […] a ludoterapia não-diretiva […] pode ser descrita como uma oportunidade que se oferece à criança de crescer sob melhores condições. Sendo o brinquedo seu meio natural de auto-expressão lhe é dada a oportunidade de, brincando, expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança […]

LEIA TAMBÉM:   Como era a sociedade de 50 anos atras?

O que é terapia não diretiva?

Na terapia não-diretiva o indivíduo não é passivo ao terapeuta e nada dele recebe, muito pelo contrário, é ele, indivíduo, agente no seu processo. Além do mais, esta abordagem não trabalha com doenças a serem curadas, mas com diferentes formas de experienciação da realidade.

Quais os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa?

Entre os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa estão a crença de que todo ser humano pode se desenvolver e se atualizar de maneira autônoma, se melhorando e superando obstáculos. O papel do psicoterapeuta é apenas permitir que a pessoa siga seu desenvolvimento, em seu ritmo.

Quais são as principais características da ludoterapia e da psicoterapia infantil?

A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.

Como trabalhar a ludoterapia?

Por meio dos brinquedos, sala de ludoterapia dá a chance dos pequenos soltarem seus problemas e sentimentos. A brincadeira se torna o principal canal para que ela possa projetar externamente o seu modo de ser. Sendo uma linguagem natural para a criança, ela passa a ver que seu significado é comum a todos nós.

LEIA TAMBÉM:   Como deve ser um registro de entradas e saidas no estoque?

Quem pode aplicar ludoterapia?

Para quem a ludoterapia é indicada? A abordagem normalmente é utilizada com crianças entre 3 a 12 anos, sendo na maioria dos casos em atendimento individual. O psicólogo, entretanto, também pode o utilizar a terapia de grupo como um recurso extra na ludoterapia.

O que é brincar na psicologia?

O brincar auxilia no nosso desenvolvimento cognitivo, social, entre outros, e é a partir do brincar que possuímos a capacidade de nos conhecer como indivíduo e como parte de um meio social.

Quais são as abordagens diretivas e as não Diretivas em psicoterapia infantil?

O artigo apresenta três perspectivas em psicoterapia infantil: a psicologia existencial, de acordo com as reflexões de Sören Kierkegaard, a proposta não diretiva de inspiração rogeriana e a perspectiva da Gestalt-terapia.