Qual a diferenca entre riqueza de especies e diversidade de especies?

Qual a diferença entre riqueza de espécies e diversidade de espécies?

A diversidade não está correlacionada ao número de indivíduos por hectare (densidade) da população, mas sim com conjunto de espécies e com o seu número de representantes. Já a riqueza, destaca o número de indivíduos de determinada espécies.

O que é diversidade filogenética?

A diversidade filogenética é uma medida da diversidade de uma comunidade que incorpora as relações filogenéticas das espécies (Magurran 2004). A premissa principal dessa medida é que a diversidade é maior em uma comunidade em que as espécies são filogeneticamente mais distintas.

Como interpretar o índice de Shannon?

Índice de Shannon. Quanto menor o valor do índice de Shannon, menor o grau de incerteza e, portanto, a diversidade da amostra é baixa. A diversidade tende a ser mais alta quanto maior o valor do índice. É calculado por meio da fórmula onde pi: freqüência de cada espécie, para i variando de 1 a S (Riqueza).

LEIA TAMBÉM:   Como arrumar uma mesa de aniversario de 80 anos?

O que significa riqueza de espécies?

A riqueza de espécies refere-se a abundância numérica de uma determinada área geográfica, região ou comunidade; A equidade, equitabilidade, igualdade refere-se ao padrão de distribuição de indivíduos entre as espécies, sendo proporcional a diversidade, exceto se houver co-dominância de espécie.

Porque é necessário considerar a diversidade microbiana em termos de diversidade filogenética e diversidade funcional?

A justificativa para a conservação da diversidade filogenética é que ela representa a diversidade de processos evolutivos que ocorreram durante a diferenciação da vida no planeta e também ela parece ter uma forte relação com a diversidade funcional.

O que é o índice de Shannon?

O Índice de Diversidade de Shannon-Wiener (H’), também chamado de Índice de Shannon- -Weaver, foi desenvolvido no período de 1948- 1949, por Claude Elwood Shannon, e é um dos índices mais comumente utilizados para medir diversidade em dados categóricos, sendo basea- do na teoria da informação (SHANNON; WIE- VER, 1949).

Para que serve o índice de riqueza?

O índice aplica informações referentes ao capital humano, natural e manufaturado de 20 países, que juntos representam quase três quartos do PIB mundial e 56\% da população do planeta, de 1990 a 2008. Na prática, um país com IRI alto representa que ele é mais sustentável.