Qual a diferenca entre pH e pKa?

Qual a diferença entre pH e pKa?

O cálculo do pH de uma solução-tampão utiliza a concentração molar do sal juntamente com o colog da constante de ionização do ácido ou da base. Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka].

Qual a importância do pKa?

A importância do pKa dos anestésicos locais O pKa de uma base fraca define o pH no qual as duas formas coexistem em equilíbrio. Como o pH dos tecidos difere do pKa de uma determinada droga, haverá maior proporção de uma das formas, a ionizada ou a não ionizada.

Como é o cálculo de pKa?

pKa = -log Keq Sendo que pka é uma constante para determinado ácido, valor esse encontrado em manuais de laboratório, e Keq é a constante de equilíbrio de dissociação do ácido fraco. Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7.

LEIA TAMBÉM:   Como estruturar uma FIDC?

O que é pKa em Farmacologia?

pKa (constante de ionização) = valor do pH em que metade do fármaco encontra-se em sua forma ionizada e a outra metade na forma não-ionizada. As formas ionizadas (BH+ ou A-) possuem lipossolubilidade muito baixa, sendo incapazes de atravessar as membranas, exceto quando existe um mecanismo de transporte específico.

Qual a relação entre o pH é o pKa?

pH = pKa + log [A-] / [HA] Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa. Neste caso, log ([A-] / [HA]) = 0, e [A-] / [HA] = 1. Em palavras, isso significa que quando o pH é igual ao pKa do ácido, as quantidades de moléculas protonadas e desprotonadas são iguais.

O que é pKa e qual é a relação entre pKa é pH?

Vamos começar com a situação onde o pH seja igual ao pKa. Quando a gente está dizendo que o pH é igual ao pKa, quer dizer que a gente está elevando 10 a uma potência zero. E todo e qualquer número elevado a zero, vai ser igual a 1. Ou seja, a gente tem 1 na relação entre a concentração de A⁻ e a concentração de HA.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece quando um pais entra em recessao?

Qual a importância de pK para uma solução tampão?

O pKa, portanto, representa o valor logarítmico da constante de dissociação (constante de equilíbrio) de um ácido fraco em sua base e ácido conjugado. A equação de Henderson-Hasselbalch pode ser usada para calcular a o pH final de uma solução tampão, após a adição de alguma substância que muda o pH.

Qual é a importância de saber o pKa de um ácido fraco?

A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!

Como transformar pKa em pH?

Como transformar pKa em pH?

  1. Ka = [H +] [A -] / [HA]
  2. pKa = – log Ka.
  3. na metade do ponto de equivalência, pH = pKa = -log Ka.

Como achar o pH a partir do pKa?

Como o pKa influência na absorção de fármacos?

Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50\% na forma iônica e 50\% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.

LEIA TAMBÉM:   Como descobrir o codigo familiar do Cadastro Unico?

Como o fármaco atravessa as membranas celulares?

A maioria dos fármacos atravessam as membranas por difusão passiva, desde que este esteja no seu estado não ionizado (não carregado eletricamente). A velocidade deste fenômeno é dependente do coeficiente de partição lipídio-água, mais do que da lipossolubilidade do fármaco.