Qual a diferenca entre o reticulo liso e rugoso?

Qual a diferença entre o retículo liso e rugoso?

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

Porque os ribossomos estão associados ao retículo endoplasmático liso?

Retículo endoplasmático liso Esses ribossomos são responsáveis pela produção de proteínas a serem utilizadas pelo próprio RE e para serem transportadas para o Golgi, formar os lisossomos ou serem secretadas pela célula. É no interior do retículo endoplasmático rugoso que as proteínas formam sua estrutura secundária.

São características atribuídas ao retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático liso é organela cujas membranas se dobram em forma de sacos, e cuja função principal é a produção de lipídios, como óleos, fosfolipídios, esteroides, auxiliam no processo de solubilização de algumas drogas e atuam também no armazenamento de íons cálcio nas células musculares.

LEIA TAMBÉM:   Quais as indicacões do exame de ultrassom?

Quais são as substâncias produzidas pelo retículo endoplasmático liso?

Uma importante função de retículo endoplasmático liso é a produção de lipídios. A lecitina e o colesterol, por exemplo, os principais componentes lipídicos de todas as membranas celulares são produzidos no REL.

Qual é a estrutura do retículo endoplasmático rugoso?

O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – os ribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol).

Que relação existe entre o retículo endoplasmático e o nucléolo?

a) Que relação existe entre o retículo endoplasmático rugoso e o nucléolo? a) O nucléolo corresponde a uma região nuclear rica em RNA ribossômico (RNAr), matéria-prima utilizada na construção dos ribossomos, orgânulos presentes no retículo endoplasmático rugoso.

Quais são as organelas capazes de transformar o álcool em uma substância menos tóxica para o organismo?

Os hepatócitos, células do fígado, são ricos em organelas especializadas em promover a quebra do álcool em substâncias menos nocivas à nossa saúde.