Qual a diferenca entre o regime de caixa e regime de competencia?

Qual a diferença entre o regime de caixa e regime de competência?

No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido. Exemplo: Se efetuou uma venda em 30, 60 e 90 dias, ela oferecerá à tributação em cada mês o valor recebido.

Qual a importância de entendermos sobre regime de caixa e regime de competência para pagamento de comissão aos vendedores da organização?

Com o regime de competência é possível planejar os investimentos futuros de maneira mais simplificada, pois as movimentações financeiras já estão consideradas no balanço e no balancete, mesmo que ainda não estejam quitadas. Além disso, o regime de competência permite a avaliação da depreciação.

Qual a diferença entre regime de competência e regime de caixa?

A diferença entre regime de caixa e regime de competência é que o de caixa realiza registros quando acontece transação financeira. Por exemplo, se foi feita a negociação com um fornecedor parcelada em 3 vezes, só será feito o registro e contabilização da transação no momento em que for paga cada parcela.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar a tinta de um cartucho e colocar em outro?

Qual o regime de competência de uma companhia?

Na lei 6.404/76, que regulamenta tais companhias, o artigo 177 prevê o regime de competência como regra para escrituração deste tipo de negócio. Por fim, o regime de competência é aplicado ainda na declaração do imposto de renda de pessoa jurídica, sempre que o pagamento do tributo tiver como base o lucro real.

Quando se aplica o regime de competência?

Quando se aplica o regime de competência, as despesas e receitas são registradas no momento em que elas acontecem, independentemente de quando haverá entrada ou saída de capital.

Quais são as divisões do regime de competência?

Outro ponto importante é que o regime de competência possui duas divisões em seus relatórios: o registro de receitas e despesas. No registro de receitas estão apontados todos os pagamentos feitos para a empresa. Ou seja, o valor que ela terá a receber.