Qual a diferenca entre multiculturalidade e interculturalidade?

Qual a diferença entre multiculturalidade e interculturalidade?

enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como …

Quais são as diferenças sociais das culturais?

A diversidade social e cultural é um conceito que serve para mostrar que as pessoas são diferentes em termos de gênero, orientação sexual, classe social, raça e etnia, religião, entre outros aspectos. E são essas diferenças que fazem a sociedade ser tão rica.

Qual a importância das diferenças culturais no Brasil?

As diferenças culturais são essenciais em todas as sociedades, pois são as diferenças que fazem a diferença, é a diversidade que oferece oportunidade de conhecer o outro, de respeitar, entender, analisar e estudar os conhecimentos culturais passados, na busca de enriquecer as diversas culturas do presente.

LEIA TAMBÉM:   Quais as principais conquistas e avancos da ciencia com o Iluminismo?

O que é a interculturalidade?

Albó (2005: 47-48), um dos pensadores referenciais das relações interculturais na América Latina, define a interculturalidade como qualquer relação entre pessoas ou grupos sociais de culturas diferentes e, por extensão, as atitudes de pessoas e grupos de uma cultura referentes às pessoas e aos elementos de outra …

Qual a diferença entre multiculturalismo e interculturalidade?

Interculturalidade e multiculturalidade Entretanto, há uma diferença notável, já que a multiculturalidade expressa as diferenças como um fato objetivo e a interculturalidade aspira que estas diferenças se traduzam em plena integração das culturas.

Quais as diferenças culturais e sociais no Brasil?

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Qual a importância da valorização das diferenças culturais para um país?

As trocas de saberes e a convivência harmoniosa com a diversidade cultural permitem melhores relações, para uma sociedade mais desenvolvida em todos os aspectos. Assim, é preciso que todas as culturas tenham voz e sejam respeitadas dentro de seus próprios parâmetros.